REVISTA CIENTÍFICA “CHEMOSPHERE” PUBLICA ARTIGO DO EGRESSO DA FUCAMP

REVISTA CIENTÍFICA “CHEMOSPHERE” PUBLICA ARTIGO DO EGRESSO DA FUCAMP

8 de fevereiro de 2019

A FUCAMP parabeniza o formando Tarcísio Paiva Mendonça, da 9ª turma de Ciências Biológicas, pelo sucesso do artigo produzido no Programa de Iniciação Científica no PIBIC, publicado em um dos principais periódicos do meio, a CHEMOSPHERE, uma revista inglesa, multidisciplinar, que divulga investigações e estudos relacionados à ciência e à engenharia ambiental.

O artigo intitulado “Genotoxic And Mutagenic Assessment Of Spinosad Using Bioassays With Tradescantia Pallida And Drosophila Melanogater” teve como objeto de estudo o larvicida Spinosad, um produto químico usado, no Brasil, para o controle de larvas de Aedes Aegypti.

Embora eficaz no controle da proliferação do mosquito, a pesquisa revela que o larvicida, mesmo na dose recomendada pelo fabricante, pode interagir direta ou indiretamente com o material genético de espécies, que não são alvos do combate, e provocar mutações e danos ecotoxicológicos. Mas, os autores destacam a necessidade de mais pesquisas, usando diferentes modelos e ensaios padronizados, para ampliar as investigações quanto a toxicocinética do larvicida nestes organismos.

O trabalho acadêmico foi orientado pelo professor Me. Cássio Resende de Morais e contou com a participação dos alunos, Weverson Junior da Silva e Jéssica Davi de Aquino, da 10ª turma do curso, e dos professores Mes Edimar Olegário e Daniele Ruela.

A todo o time nosso reconhecimento e apreço. Este é o resultado de um ensino que prima pela qualidade e se propõe a transformar vidas pelo conhecimento!