Novo FIES abre inscrições a partir de 6 de fevereiro

Novo FIES abre inscrições a partir de 6 de fevereiro

3 de janeiro de 2018

O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) receberá inscrições entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Uma das principais mudanças do novo FIES é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Antes, o Fies era concedido apenas a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies tem novas modalidades destinadas também a estudantes com renda de até cinco salários. Os interessados devem ter nota mínima de 450 pontos e não podem zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.

O novo FIES apresenta três modalidades. Na primeira, serão ofertadas as 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários-mínimos.

A segunda modalidade é destinada a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários-mínimos. Serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A terceira modalidade também vai atender estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários-mínimos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão ofertadas 60 mil vagas para todos as regiões do país.

Cabe ressaltar que o FIES está condicionado às normas atuais do Ministério da Educação, e todo o procedimento de inscrição deve ser feito por meio do site do programa. A FUCAMP possuí um setor específico para esclarecimento de  dúvidas relacionadas ao financiamento bem como, instruções no momento da inscrição.

Horário de atendimento do setor de Fies, Prouni, Pravaler e Pró-Estudante
De segunda-feira à sexta-feira – 12h às 16h e das 18h 30min às 22h 30min
Telefone: (34) 3842.5272.

Com informações de ABMES

Adaptado por Marlon Pires, Assessor de Comunicação –  FUCAMP.
Revisado por Kelma Gomes Mendonça Ghelli.