Biblioteca

Biblioteca

A biblioteca Edson Cardoso Nunes, tem como objetivo atender às necessidades de ensino, pesquisa e extensão do corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, gerenciando a informação e o conhecimento. São competências da biblioteca:

  • adquirir material bibliográfico necessário e adequado, organizá-lo e torná-lo acessível;
  • propiciar a utilização dos recursos informacionais existentes;
  • viabilizar o acesso a outros sistemas e redes de informações.

1.1 Equipe

2. Tratamento da Informação

2.1 Automação

A biblioteca está devidamente informatizada para fornecer informações rápidas e precisas de seus usuários. Tal procedimento oferece vantagens de disseminação seletiva da informação, obtenção de dados para avaliação quantitativa do acervo, controle de empréstimos etc.

O programa de automação utilizado é o software College, que é um sistema desenvolvido para a administração, organização e disponibilização de acervo.

2.2 Catalogação

A biblioteca adota padrões internacionais para o tratamento da informação utilizando as normas de catalogação AACR2 e a CDU (Classificação Decimal Universal) que classifica assuntos por área do conhecimento e a tabela Cutter-Sanborn para autor.

Todas as obras cadastradas na base de dados, em planilhas eletrônicas que contemplam as exigências dos padrões e formatos adotados internacionalmente. O sistema contém dados da descrição física de obras, do seu conteúdo e os dados patrimoniais.

O acesso ao material bibliográfico é aberto. O acervo está disponibilizado nas estantes em conformidade com o número de chamada das obras, afixado nas lombadas, sendo constituído pelo número de classificação CDU; inicial do sobrenome do autor e seu correspondente na “tabela de cutter” e a primeira letra do título; edição e o número do exemplar.

Ex:

OBRA: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do Trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Nº de chamada: 001.8
A 554 i
6. ed.

3. Serviços

3.1 Horário de funcionamento

De 2ª à 6ª das 12:00 às 16:00 e às 18:30 às 22:30.

A biblioteca está aberta a toda a comunidade, porém o empréstimo domiciliar é concedido somente ao corpo docente, discente e administrativo da faculdade.

O acervo está em constante atualização. As aquisições de livros, periódicos, fitas de vídeo entre outros, são feitas de acordo com as necessidades tendo como parâmetro a política de desenvolvimento de coleções da FUCAMP.

3.2 Serviços oferecidos

serviços ofererecidos(Biblioteca)

3.3 Participação em redes cooperativas

3.3.1 COMUT

Comutação bibliográfica (troca de documentos) via correio ou eletrônica entre as bibliotecas integrantes da rede, possibilitando o acesso a documentos não existentes localmente (teses, capítulos de livros e artigos de periódicos).

3.3.2 College

Neste catálogo o usuário pode pesquisar e recuperar registros de forma rápida e eficiente.

4.Contato

FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério
Biblioteca “Edson Cardoso Nunes”
Av. Brasil Oeste, s/nº – Jardim Zenith – Monte Carmelo – MG
Cep.: 38.500-000
www.fucamp.edu.br