Características da Atuação Funcional do Controller: Uma Investigação Sobre o Nível de Utilização de Competências Individuais em Entidades do Setor Público.

RICARDO HENRIQUE MIRANDA DE ARAÚJO, SAULO DIÓGENES AZEVEDO SANTOS SOUTO, THAYSE KELLY GALVÃO NEVES DE AZEVEDO

Resumo


Ao profissional de controladoria tem sido atribuída relevância significativa em um contexto de evolução das organizações administrativas, em virtude da diversidade e complexidade das competências a eles designadas, sendo essa relevância amplificada no âmbito do setor público. Dessa forma, é demonstrada a importância da identificação do nível de utilização dessas competências como forma de evidenciação da participação desses profissionais nos níveis da estrutura organizacional (operacional, gerencial e estratégico). Assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar as competências comumente utilizadas pelos profissionais de controladoria, os controllers, distinguindo-as em três categorias de competências: “competências técnico-profissionais”, “competências de negócio” e “competências sociais”. A pesquisa teve como universo 11 (onze) entidades do Governo do Estado de Pernambuco que desempenham atividade essencialmente econômica, e foi utilizado o procedimento de levantamento (survey) através da utilização de questionário. Foi possível concluir que o perfil da atuação funcional desses profissionais é caracterizado por uma participação mais intensa no nível gerencial da estrutura organizacional, mas que, no entanto, também tem significativa participação no nível estratégico e no nível operacional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado por

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade - RAGC é B4 na Classificação de periódicos Qualis/CAPES 2013 - 2014 em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

ISSN: 2317-0484