EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU
  • Sirlene de Aguiar Fernandes Almeida Faculdade de Ciências Contábeis da Federal de Uberlândia

Resumo

Esta investigação teve por objetivo avaliar a influência de variáveis qualitativas relacionadas a algumas das características dos alunos e dos cursos de Ciências Contábeis, e/ou das respectivas instituições de ensino superior ofertantes, sobre o desempenho dos discentes que realizaram o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2012, segundo as três notas desse exame, ou seja, formação geral, formação específica e nota geral do exame em si. Para tanto, as variáveis qualitativas referentes a 47.299 alunos foram metodologicamente convertidas em variáveis binárias (dummies) e analisadas a partir de estatísticas descritivas básicas e da análise de regressão linear múltipla, pelo método stepwise. Ao final, entre outras evidências, foi percebido que o desempenho dos alunos de Ciências Contábeis, no ENADE de 2012, foi melhor na avaliação acerca da sua formação geral do que na prova de formação específica, e, ainda, que variáveis relacionadas à região do país, sexo do aluno, período do curso, entre outras, são significativamente relevantes e influenciaram o desempenho dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis participantes daquela avaliação nacional.

 

Palavras-chave: ENADE. Desempenho. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Sirlene de Aguiar Fernandes Almeida, Faculdade de Ciências Contábeis da Federal de Uberlândia

Especialista em Controladoria e Finanças pela UFMG e MBA em Auditoria e Perícia pela UFU

Downloads

Publicado

11/09/2015

Edição

Seção

Artigos