EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE): A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS QUALITATIVAS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL
Resumo
Esta investigação teve por objetivo avaliar a influência de variáveis qualitativas relacionadas a algumas das características dos alunos e dos cursos de Ciências Contábeis, e/ou das respectivas instituições de ensino superior ofertantes, sobre o desempenho dos discentes que realizaram o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2012, segundo as três notas desse exame, ou seja, formação geral, formação específica e nota geral do exame em si. Para tanto, as variáveis qualitativas referentes a 47.299 alunos foram metodologicamente convertidas em variáveis binárias (dummies) e analisadas a partir de estatísticas descritivas básicas e da análise de regressão linear múltipla, pelo método stepwise. Ao final, entre outras evidências, foi percebido que o desempenho dos alunos de Ciências Contábeis, no ENADE de 2012, foi melhor na avaliação acerca da sua formação geral do que na prova de formação específica, e, ainda, que variáveis relacionadas à região do país, sexo do aluno, período do curso, entre outras, são significativamente relevantes e influenciaram o desempenho dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis participantes daquela avaliação nacional.
Palavras-chave: ENADE. Desempenho. Métodos quantitativos aplicados.
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