UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO INTANGÍVEL DE EMPRESAS MARANHENSE NO DESEMPENHO CONTÁBIL: um estudo sobre a governança corporativa e retorno sobre o ativo

Autores

Resumo

Nesta era de mercados globalizados altamente dinâmicos, tornou-se imperativo que empresas sejam capazes de identificar, qualificar e quantificar os ativos intangíveis. Com a contribuição para contabilidade ao adotar os padrões internacionais de contabilidade através da Lei 11.638/ 07, que centralizou o processo de normatização contábil no Comitê de Pronunciamento Contábil CPC esse processo tronou-se legalmente viável. Portanto é necessária pela gestão da empresa habilidade sistemática para compreender, gerenciar e mensurá-los. Assim a apresentação desse artigo fará uma descrição ao identificar como os ativos intangíveis estão introduzidos, a importância de identificar, mensurar e a agregação de valor que eles impulsionam nas empresas localizadas no estado do Maranhão. Além disso, o objetivo principal dessa pesquisa é identificar as influências que a evidenciação do ativo intangível traz nas demonstrações contábeis, interferindo no desempenho da governança corporativa e no retorno sobre o ativo. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a modelagem de regressão linear simples. Os resultados indicaram que a evidenciação do ativo intangível em conformidade com as normas de contabilidade nacional, promove melhorias significativas no desempenho da governança corporativa. Além disso, foi observado que o retorno sobre o ativo é impactado de forma positiva.Dessa forma a transparência na evidenciação do ativo intangível traz segurança para os investidores, crescimento e continuidade para a empresa.

Biografia do Autor

José Washington de Freitas Diniz Filho, UNIVERSIDADE CEUMA

MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), CONTADOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE CEUMA.

Karina Karina de Sena Alves, UNIVERSIDADE CEUMA

Graduada da Universidade Ceuma (UNICEUMA)

Downloads

Publicado

30/11/2018

Edição

Seção

Artigos