Percepção sobre Qualidade de Ensino dos Graduandos do Curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Autores

  • Linda Rose Gimenez Mola Mathias UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdir Serafim Jr UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fabiola Graciele Besen UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tércio Vieira de Araujo UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção dos graduandos do curso de Ciências Contábeis a respeito da qualidade do ensino público oferecido pela Universidade Estadual do Estado do Paraná-UNIOESTE. Para alcançar tal objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva, conduzida pelo método indutivo, sob o enfoque quantitativo. Os dados foram coletados em sua totalidade por meio de questionário semiestruturado com questões fechadas e de múltiplas escolhas. O universo da pesquisa é composto por acadêmicos do primeiro ao quinto ano do curso de Ciências Contábeis do Campus de Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, na qual se obteve 426 questionários respondidos de uma totalidade de 561 acadêmicos matriculados. A análise dos dados se deu por meio da técnica de estatística descritiva com a aplicação de frequência descritiva e tabulações cruzadas. O resultado evidenciou que os graduandos escolheram cursar Ciências Contábeis devido à perspectiva de empregabilidade e pelas vagas abertas em concursos públicos, e o ensino gratuito motivou os acadêmicos optarem em frequentar a UNIOESTE. Os discentes que se sujeitaram ao mercado de trabalho foram admitidos na área contábil ou tiveram oportunidades, por meio de estágio. Em conformidade com os relatos dos acadêmicos a maioria teve acesso às informações referente aos programas e projetos disponibilizados pela Instituição; a grade curricular ministrada no curso é “boa”, mas existe uma lacuna formativa durante o curso, concentrada na falta de carga horária prática. Como sugestão de melhorias apontou a necessidade de se avaliar a metodologia aplicada e outros incentivos que podem trazer algum tipo de contribuição ao curso e aos acadêmicos.

Biografia do Autor

Linda Rose Gimenez Mola Mathias, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu - Pr, Curso de Ciências Contábeis.

Valdir Serafim Jr, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu - Pr, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fabiola Graciele Besen, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu - Pr, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Tércio Vieira de Araujo, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu - Pr, Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Downloads

Publicado

29/03/2018

Edição

Seção

Artigos