FATORES QUE INFLUENCIAM OS HONORÁRIOS DE AUDITORIA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Resumo
O trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na determinação dos honorários de auditoria independente no ano de 2015 por parte das empresas brasileiras. Para isso, foram analisadas as 100 maiores empresas brasileiras listadas por faturamento pela Revista Exame 2015. As hipóteses do trabalho apresentam como fatores determinantes nos honorários de auditoria o tamanho da empresa (medida pelo ativo total), o índice de lucratividade, o porte da empresa que realizará o serviço, a existência de rodizio de auditoria, presença de comitê de auditoria, nível de governança corporativa e o tipo de relatório apresentado pelo auditor. Para analise do estudo, realizou-se pesquisa descritiva, documental e de cunho quantitativo. Foram analisadas as maiores empresas brasileiras listadas por faturamento, segundo a revista Exame 2015 compondo uma amostra de 99 empresas. Os dados foram retirados do Formulário de Referência, Relatório dos auditores independentes, Balanço e Demonstração do resultado do exercício e analisados por meio da estatística descritiva e analise de regressão linear múltipla. Os resultados comprovaram que o tamanho da empresa, de acordo com o ativo total e a presença de uma grande empresa realizando o serviço, influenciam significativamente os honorários de auditoria. Não foram encontradas relações significativas entre os honorários de auditoria com a lucratividade da empresa, a presença do comitê de auditoria e o nível de governança corporativa.
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