FATORES QUE INFLUENCIAM OS HONORÁRIOS DE AUDITORIA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • LORENA COSTA OLIVEIRA MELLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
  • CRISTAL TAVARES SANGIORGI UFC
  • EDITINETE ANDRE DA ROCHA GARCIA UFC

Resumo

O trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam na determinação dos honorários de auditoria independente no ano de 2015 por parte das empresas brasileiras. Para isso, foram analisadas as 100 maiores empresas brasileiras listadas por faturamento pela Revista Exame 2015. As hipóteses do trabalho apresentam como fatores determinantes nos honorários de auditoria o tamanho da empresa (medida pelo ativo total), o índice de lucratividade, o porte da empresa que realizará o serviço, a existência de rodizio de auditoria, presença de comitê de auditoria, nível de governança corporativa e o tipo de relatório apresentado pelo auditor. Para analise do estudo, realizou-se pesquisa descritiva, documental e de cunho quantitativo. Foram analisadas as maiores empresas brasileiras listadas por faturamento, segundo a revista Exame 2015 compondo uma amostra de 99 empresas. Os dados foram retirados do Formulário de Referência, Relatório dos auditores independentes, Balanço e Demonstração do resultado do exercício e analisados por meio da estatística descritiva e analise de regressão linear múltipla. Os resultados comprovaram que o tamanho da empresa, de acordo com o ativo total e a presença de uma grande empresa realizando o serviço, influenciam significativamente os honorários de auditoria. Não foram encontradas relações significativas entre os honorários de auditoria com a lucratividade da empresa, a presença do comitê de auditoria e o nível de governança corporativa.

Biografia do Autor

LORENA COSTA OLIVEIRA MELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

Mestre em Controladoria e Administração pela Universidade Federal do Ceará, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2003) e especialização em Auditoria pela Universidade Federal do Ceará ( 2005) . Experiência profissional de 16 anos em auditoria, trabalhando em grandes firmas de auditoria como: Marpe, BDO Trevisan, KPMG e Baker Tilly Brasil e atualmente é sócia - P&L AUDITORES INDEPENDENTES S/S. Experiência com docência na Faculdade Metropolitana de Fortaleza ( FAMETRO ) nas disciplinas de Contabilidade Avançada, Auditoria e Pericia Contábil, no IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e atualmente na Universidade Federal do Ceará nas disciplinas: Auditoria, Pericia Contábil, Contabilidade Internacional, Ética Geral, Internacional, Simples Nacional e Monografia em Ciências Contábeis,

CRISTAL TAVARES SANGIORGI, UFC

ESTUDANTE DE CIENCIAS CONTABEIS DA UFC

EDITINETE ANDRE DA ROCHA GARCIA, UFC

Possui Doutorado em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (2016), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003),graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1996) e graduação em Bacharel Em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atuou na atividade empresarial até 2011. Atualmente é professora de 3º grau, classe Adjunot, padrão II da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade tributária, contabilidade das empresas de construção civil, contabilidade societária e contabilidade gerencial e Responsabilidade Social.

Downloads

Publicado

08/03/2018

Edição

Seção

Artigos