ANÁLISE COMPARATIVA DE GERMINAÇÃO, CRESCIMENTO E CARACTERÍSTICAS VISUAIS DE ALFACES (Lactuca sativa) CULTIVADAS EM SISTEMA ORGÂNICO E CONVENCIONAL

Autores

  • Jéssica Cristina da Silva Fundação Carmelitana Mário Palmério/Graduação em Ciências Biológicas
  • Henrique Nazareth Souto Fucamp/Professor Adjunto

Resumo

Os alimentos orgânicos têm se destacado no mercado devido a sua qualidade, e seu benefício para a saúde do consumidor.  Além de não prejudicar a saúde, os alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos ajuda na conservação e manutenção do meio ambiente e não agride o solo. Mesmo assim os alimentos produzidos em sistema convencional de plantio são os mais consumidos. Esse fato se deve ao fácil acesso a esses produtos e ao seu baixo preço devido sua qualidade inferior e o risco que ele oferece para a saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar a diferença das características nas alfaces cultivadas em sistema orgânico e convencional. O experimento foi conduzido na cidade de Monte Carmelo, MG nos meses de setembro e outubro de 2013. Foram plantadas 100 mudas de alfaces (Lactuca sativa) em dois canteiros, medindo 1x2m cada um. Em um canteiro foi utilizado somente adubo orgânico e no outro foi colocado NPK para adubar as mudas. Após alguns dias as primeiras diferenças foram notadas. As alfaces do sistema convencional se desenvolveram mais rápido que as outras, do sistema orgânico. Elas apresentaram uma coloração mais forte, maior quantidade de folhas e o tamanho do comprimento e largara maiores. Após 30 dias do plantio, a coloração das alfaces se igualou, mas a diferença nos tamanhos permaneceu, sendo que as convencionais apresentaram 2cm a mais que as outras. Podemos concluir que a utilização de adubo químico acelera o desenvolvimento da alface, deixando-o com uma aparência saudável. O adubo orgânico deixa o vegetal se desenvolver em seu tempo, sem alterar seu metabolismo e seus nutrientes, mas sua aparência é inferior a das alfaces cultivadas no sistema convencional, por isso a atenção dos consumidores é voltada para a melhor aparência.

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Publicado

04/08/2015