COMUNICAÇÃO INTERNA ALINHADA À CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATORES ESTRATÉGICOS DE GESTÃO

Marilda Sena Pereira Zuza, Marluce Aparecida de Souza

Resumo


É notório perceber que a comunicação interna está diretamente ligada ao alcance dos
objetivos estratégicos de uma organização. Mesmo assim, a divulgação e o
compartilhamento de informações continuam sendo, um dos grandes desafios no mundo
corporativo. Assim, o objetivo deste estudo é fazer uma análise reflexiva sobre a os meios
de comunicação interna de que dispõem a empresa ao seu receptor, bem como, identificar
como a cultura organizacional interfaceia o processo comunicacional e fundamenta a
construção da identidade organizacional. Para desenvolver este estudo, fez-se uma
pesquisa bibliográfica em livros, produções científicas, documentos eletrônicos, e em
paralelo utiliza-se dos resultados e análises de uma pesquisa de Comunicação Interna
realizada em 2019, pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, cuja
amostra contempla a participação de 159 empresas associadas à essa Associação. Destaca-
se como resultados dessa pesquisa os avanços na área de comunicação interna,
especialmente dos meios utilizados. Por fim, conclui-se que a comunicação interna é
fundamental para a obtenção dos objetivos organizacionais, uma vez que ela atua como
fator humanizador das relações de trabalho e consolida a imagem da organização com seus
diferentes públicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado por

ISSN: 2238-4405