A ERA DIGITAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Salvador Coelho Pacheco Junior, Sttefany Abadia Coelho Pacheco, Simone Teles da Silva Costa, Douglas Dias Braz, Rubens José da Silva, Adriano Mendonça Rocha

Resumo


Este artigo tem como objetivo esclarecer o que leva o consumidor a tomar a realizar uma compra,
se baseia na emoção ou por uma necessidade. Seu comportamento sofre diversas mudanças em
função da cultura, sentimentos, hábitos e ambiente em que estão inseridos, esses fatores
principalmente na atualidade tem sido um grande fator de influência, observamos como o
consumidor pode através de uma compra conhecer inicialmente seu pessoal, necessidades
psicológicas, financeiras ou econômicas. Metodologicamente, foi realizada uma investigação
qualitativa dos dados, tendo como base as informações como meio de pesquisa bibliográfica
desenvolvida em livros, artigos científicos, periódicos, entre outros. A pesquisa mostrou que os
consumidores são bastante exigentes na hora da compra e influenciados por diversos fatores,
entre os principais estão os culturais, psicológicos e tecnológicos. Os principais resultados
obtidos foram que os consumidores são influenciados em questões como cultura, meio ambiente,
governo, parentesco, personalidade e redes sociais, estas desempenham um papel fundamental
na sua decisão de compra de um bem ou contratação de um serviço. Nos tempos modernos onde
as mídias digitais proporcionam fácil acesso aos usuários os tornaram criteriosos e muitos
exigentes, atuando na busca por informações sobre o produto que estão comprando sendo
minucioso na questão qualidade, serviço e publicidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado por

ISSN: 2238-4405