APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO HOSPITAL DE CLINICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Sílvia Maria Aparecida Vitorino, Valeriana Cunha

Resumo


Este artigo é baseado no relatório de pesquisa apresentado a banca do curso de graduação em Administração, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em administração. O trabalho apresentou um estudo exploratório realizado no Hospital de Clínicas (HCU) da UFU no ano de 2009, analisar as causas dos motivos de suspensão de cirurgias, trata-se do objetivo geral deste estudo. O trabalho justifica-se dentre outras finalidades, por apresentar possibilidades para resolver um problema pontual vislumbrado pela instituição, e que tem se instalado nos diversos centros de atendimento à saúde pública do Brasil “a enorme demanda reprimida”. Porque a fila de espera para atendimentos eletivos no HCU tem aumentado diariamente? Trata-se da questão que norteou este estudo. Como instrumentos foram utilizados algumas ferramentas de controle da qualidade para evidenciar as causas que mais contribuíram para estrangular a lista de espera por um procedimento cirúrgico. Para responder adequadamente a pergunta de pesquisa e ainda atingir o objetivo proposto no trabalho, o estudo caracterizou-se como pesquisa aplicada, objetivo exploratório e descritivo, cuja base metodológica foi à revisão bibliográfica, para a coleta de dados foi utilizado questionário, trabalho in loco. Verificou-se que o não comparecimento de pacientes foi o fator preponderante para esse processo. Como plano de ação para resolver esse problema, propôs-se descentralizar as atividades para as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, PSF’s Programa Saúde da Família e UAI’s Unidades de Atendimento Integrado como forma de atualizar os dados cadastrais e diminuir o número de pacientes/clientes em fila de espera para uma cirurgia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.