UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DOS BARBEIROS COM O NOVO CONCEITO DE BARBEARIA

Autores

  • Márvin Rodrigues Ramos
  • Cassio Raimundo Valdisser

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento (survey) realizado na cidade de Monte Carmelo – MG, com barbeiros que são considerados inovadores, pelos serviços oferecidos aos clientes em suas barbearias, tendo como objetivo principal identificar suas principais características empreendedoras, a fim de entender o novo tipo e conceito de barbearia inovadora que tem atraído o consumidor masculino moderno. Para desenvolver o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros e artigos científicos publicados sobre a atuação e as técnicas dos barbeiros tradicionais e dos inovadores. Realizou-se uma pesquisa exploratória com o uso de questionário aplicado para nove barbeiros inovadores que atuam na cidade de Monte Carmelo – MG. Desta forma, a pesquisa adotou como método de investigação o levantamento de dados. Através dos dados obtidos mediante a aplicação do questionário verificou-se que todos os barbeiros possuem características empreendedoras e agem como um, tendo destaque de algumas características empreendedoras em seus perfis. Com o levantamento dessas características, pôde-se compreender como atuam e como é formado este novo conceito de barbearia, com suas novas técnicas, serviços prestados e diversificação de produtos que só ajudam a espalhar este novo conceito pela sociedade.

Downloads

Publicado

08/07/2019