A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO E DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA CRIATIVA PRESENTES LTDA – ME

Isabella Cristina Miquilino Ondei, Cassio Raimundo Valdisser

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na empresa Criativa Presentes Ltda – ME, sediada em Monte Carmelo – MG, sobre o marketing de relacionamento e os canais de comunicação. O objetivo principal desta pesquisa era analisar a influência do marketing de relacionamento e dos canais de comunicação utilizados pela empresa, identificando se
estes conseguem abranger todos os clientes, como forma de estreitar o relacionamento e obtenção de satisfação e fidelização destes. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros de autores de marketing e em artigos científicos publicados em periódicos da área. Realizou-se ainda uma pesquisa exploratória com aplicação de questionários para 40 (quarenta) clientes e 05 (cinco) funcionários da empresa. Assim, essa pesquisa adotou o estudo de caso da empresa como método de investigação. Os resultados encontrados indicaram que os clientes estão conectados ao mundo virtual e optam por usar estes meios de comunicação no dia a dia, inclusive para se comunicar com a empresa. Conclui-se que há ainda a necessidade de melhoramento nos canais de comunicações e no aperfeiçoamento no marketing de relacionamento entre a empresa, os clientes e os funcionários.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing; Meios de comunicação; Satisfação e fidelização de
clientes.

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ISSN: 2238-4405