A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SHIRLEY CABELO & ESTÉTICA UNISSEX LTDA – ME

Andressa de Paula Neto, Cássio Raimundo Valdisser

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na empresa Shirley Cabelo & Estética Unissex Ltda – ME, sediada em Monte Carmelo – MG, sobre o endomarketing. O endomarketing atua principalmente com os funcionários da organização visando transmitir conhecimento sobre os produtos e/ou serviços oferecidos a fim de melhorar a comunicação, além de trazer qualidade no trabalho. Assim, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância do endomarketing para as empresas e,
principalmente, para os colaboradores que com a utilização desta ferramenta poderão abordar melhor os clientes da empresa. Foi realizada uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário para os funcionários, com o intuito de obter informações se a utilização do endomarketing na empresa pode ser considerada um instrumento de
capacitação dos colaboradores. Os resultados obtidos confirmaram que o endomarketing proporciona uma comunicação e integração eficientes, pois a implementação do endomarketing teve êxito total nas atividades que foram feitas na empresa pesquisada e agora com o conhecimento adquirido pelos gestores e colaboradores, esta tem maiores chances de se destacar no mercado competitivo.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing interno; Comunicação; Colaboradores.

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ISSN: 2238-4405