ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Autores

  • Luan Henrique Sousa Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Mayara Abadia Delfino Anjos

Resumo

Este trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e estudo de caso sobre o tema Administração de Recursos Humanos em uma Cooperativa de Crédito, onde tem o objetivo de mostrar como as cooperativas de crédito estão cada vez mais crescendo em nosso país e também como se dá uma gestão de recursos humanos dentro das mesmas, destacando a importância do gestor como papel chave na motivação de seus funcionários, além de mostrar a importância do clima organizacional no dia-a-dia de uma cooperativa de crédito e como esse clima contribui para a produtividade e eficiência no trabalho de seus colaboradores. Com esse tipo de metodologia utilizada foi possível descobrir o que grandes autores renomados da administração dizem a respeito do tema apresentado, como também a parte prática foi muito importante para o desenvolvimento deste trabalho, onde foi possível presenciar na cooperativa como se dá a aplicação das técnicas e estratégias de recursos humanos. O objetivo deste trabalho é mostrar aos leitores como é a administração de recursos humanos dentro de uma cooperativa de crédito, mostrando sua importância dentro de uma organização e como a área de recursos humanos contribui para o desenvolvimento da cooperativa como um todo e também analisar a importância do clima organizacional dentro da cooperativa de crédito. Com este trabalho foi possível concluir que a área de recursos humanos é de extrema importância dentro de uma cooperativa de crédito, pois ela atua na parte mais importante da cooperativa, que são os colaboradores. Através dos mesmos é que a cooperativa consegue atender de uma forma excelente os seus cooperados, com objetividade e transparência, sempre melhorando a imagem da organização em si e atraindo sempre mais cooperados para seu quadro social, o que faz a cooperativa de crédito crescer e dominar toda a região onde atua. Outro resultado encontrado com este trabalho foi a importância que a motivação exerce sobre o modo como o funcionário trabalha e desempenha suas atividades no dia-a-dia da empresa, ou seja, é uma força psicologia que vem de dentro do colaborador e que vai determinar o modo como ela irá trabalhar, pois quanto mais motivado o funcionário estiver trabalhando melhor será o seu desempenho dentro da empresa e como isso terá maiores chances de crescer dentro da cooperativa, sempre uma via de dois extremos, o funcionário cresce juntamente com o crescimento da cooperativa. Ademais, foi apresentado as definições sobre clima organizacional, que consiste em como está o ambiente de trabalho do funcionário, e que desempenha um papel muito importante, pois é a qualidade do ambiente em que o funcionário esta trabalhando, o que é de extrema importância em suas atividades. Portanto, concluímos que a área de recursos humanos atua como sendo o coração de uma empresa, pois nenhuma empresa vive sem essa área e é a área mais importante dentro de qualquer empresa. PALAVRAS-CHAVE: 1) Recursos Humanos; 2) Cooperativa de Crédito; 3) Gestão de Pessoas

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Publicado

12/05/2018