OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marlon Alef Reis Pires Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

O presente trabalho propõe-se a expor o trabalho dos bolsistas do PIBID (Letras/Português), desenvolvido com os alunos de uma escola publica e discutir a importância do contato sistemático dos estudantes do ensino fundamental com gêneros jornalísticos, como forma de ampliar conhecimentos e desenvolver opinião própria. Também apresenta algumas propostas de atividades para aulas de língua portuguesa. A proposta baseia- se na teoria de gêneros textuais e tem como autores fundamentais Bakhtin, Bazerman, Bezerra, e Marcuschi, entre outros. O trabalho com gêneros textuais é uma oportunidade de lidar com a língua em seus usos autênticos. Os gêneros jornalísticos incluem notícia, reportagem, carta do leitor, entrevista, artigo de opinião, crônica esportiva e social, classificados, entre outros. O que todos têm em comum é a argumentação, um processo que consiste em explanar, interpretar, ordenar, justificar, relacionar idéias, convencer e persuadir. Uma proposta curricular que busca a formação de sujeitos críticos e reflexivos há que privilegiar o contato do aluno bolsista, futuro docente e alunos da escola publica com textos da ordem do argumentar.

Palavras-chave: ensino fundamental, português, gênero jornalístico.

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Publicado

29/03/2018