BULLYING NAS ESCOLAS

Autores

  • Ludimila Oliveira Silva Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

O bullying nas escolas é um fenômeno antigo e conhecido como “brincadeiras de mau gosto”, em que alunos movidos pela disputa por liderança, pelo preconceito, pelo poder sobre o mais fraco para se sobressair no seu grupo social, perseguem e intimidam outros alunos por possuírem algo de diferente dos outros. É um tema de grande importância na atualidade e têm sido alvo de diversos debates, pois é muito fácil encontrar crianças e adolescentes que tenham de alguma maneira, passado por esse tipo de violência, que é tão traumatizante, conforme pode ser observado no cotidiano das escolas. Este tema tem tido um lugar de destaque na mídia, nas pesquisas acadêmicas e no meio escolar. Nessas discussões busca-se soluções para a prevenção, o combate e a punição à violência cada dia mais latente no universo das escolas. Assim sendo, torna-se necessário o debate e a compreensão do termo bullying, assim como discutir situações em que este tipo de violência ocorre na tentativa de reduzir sua frequência no ambiente escolar, bem como, apresentar legislações vigentes contra este tipo de violência, apontar suas causas e consequências, fazer uma análise de quais ações as intuições escolares podem desenvolver diante de comportamentos agressivos, avaliar o papel da família diante de tais comportamentos e assim apresentar formas de prevenção, combate punição do bullying, além de orientar quanto ao enfrentamento a esta violência, habilitando os agressores a uma convivência social sadia e segura. Este trabalho se embasa na afirmação de Comte que afirma que: “a violência gera a violência; só o amor constrói para a eternidade” (CARDOSO, 1967, p. 39). O presente artigo se justifica por ser o bullying um problema mundial e crescente que se manifesta por meio de “brincadeiras” maliciosas que visam denegrir a imagem do outro. Esta prática está se alastrando a cada dia mais no ambiente escolar, tendo como fator gerador o desrespeito, o preconceito pelo próximo, trazendo como consequência uma extrema dificuldade na aprendizagem do aluno, além de sérios problemas psicológicos e até mesmo físicos quando o bullying vai para as vias de fato. Assim este trabalho visa analisar à Luz do Direito brasileiro e da legislação vigente de que forma a atuação destas Leis poderão auxiliar professores e gestores escolares na prevenção e punição do bullying nas instituições escolares. Palavras-Chave: Bullyng. Violência. Criminalidade. Escola.

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Publicado

24/02/2018