CUSTOS, NÍVEL SOCIOECONÔMICO, ESTRUTURA E DESEMPENHO ESCOLARES: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR

Autores

  • Renata Storti Pereira
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira UEL

Palavras-chave:

Custos. Educação. Administração Pública.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a relação entre os custos diretos, nível socioeconômico, estrutura escolar e desempenho educacional das escolas municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais-PR. Para tanto, o referencial teórico aborda os custos no setor público, bem como estudos sobre a utilização de custos na educação pública municipal. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada por meio de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais-PR. A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto por meio de dados secundários disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos, à estrutura escolar e ao desempenho educacional. As análises foram realizadas mediante estatística exploratória/descritiva e georreferenciamento. Como resultado, verifica-se que há diferenças entre os custos pedagógicos, sociais e administrativos, sendo o custo pedagógico o de maior representatividade (57,42%). Ademais, verificou-se que, quando se aumentam os valores de custos por aluno, não necessariamente o valor do desempenho dos alunos deve aumentar. 

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Publicado

25/12/2017