Análise do Risco de Remuneração Integral do Capital Próprio segundo a Hipótese de Normalidade do ROE – uma aplicação na Petrobras S.A.

Autores

  • Adail Marcos Lima da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gabrielle Maria Oliveira Chagas UFCG
  • Fabio Silva Bastos UFCG

Palavras-chave:

Retorno sobre o Capital Próprio. Hipótese de Normalidade. Risco de Remuneração.

Resumo

Muitas iniciativas voltadas à análise do risco empresarial têm como destaque a aplicação da hipótese de normalidade ao retorno sobre o capital próprio, dentre as quais podem ser citadas a investigação da solvência de instituições do mercado financeiro, a detecção de resultados contábeis manipulados e o cálculo do valor em risco do patrimônio líquido. Este trabalho tem por objetivo analisar o risco atual de consecução integral da remuneração do capital próprio por parte da Petrobras S.A., considerando-se a hipótese de seu retorno sobre o capital próprio se portar como uma distribuição normal de probabilidade ao longo do tempo. Acerca da metodologia: quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa; quanto aos fins, descritiva; quanto aos meios, documental; sobre a coleta dos dados, esta se deu através de consultas às demonstrações contábeis da empresa; já a fase de tratamento desses dados, contemplou a obtenção de uma amostra composta de 21 valores anualizados de taxas de retorno sobre o capital próprio trimestrais, a aplicação dos testes paramétricos populacionais de assimetria e de curtose (ambos com um nível de significância de 5%), a construção dos sumários estatísticos Box and Whisker e Box Plot e o cálculo de probabilidades através da distribuição normal reduzida. Os resultados sustentam a viabilidade da modelagem do retorno sobre o patrimônio líquido da Petrobras S.A. segundo a distribuição normal de probabilidade (amostra oriunda de uma população simultaneamente simétrica e mesocúrtica) e um risco de consecução integral da remuneração estimado em quase 58% (probabilidade de o retorno não cobrir totalmente o custo de capital).

Biografia do Autor

Adail Marcos Lima da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor de Finanças da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG. Disciplinas lecionadas: Administração Financeira e Mercado de Capitais.

Gabrielle Maria Oliveira Chagas, UFCG

Graduanda do Curso de Adminstração da UFCG

Fabio Silva Bastos, UFCG

Graduando do Curso de Adminstração da UFCG

Referências

ALMAZARI, A. A. Financial performance analysis of the Jordanian Arab Bank by using the dupont system of financial analysis. International Journal of Economics and Finance. v. 4, n. 4, April. 2012.

CORRÊA, A. C. C.; ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Os indicadores financeiros tradicionais explicam a geração de valor no Brasil? Um estudo empírico com empresas não financeiras de capital aberto. Prát. Cont. Gestão, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 9-39, dez. 2013.

DAMODARAN, A. Return on capital (ROC), return on invested capital (ROIC) and return on equity (ROE): measurement and implications. New York University - Stern School of Business. July. 2007.

DOWNING, D.; CLARK, J. Business Statistics. 3. ed. Hauppauge: Barron’s. 2010.

PÓVOA, A. Valuation – como precificar ações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SANTOS, J. O.; MUSSA, A.; MULLER, W. R. I. Análise da geração de valor medida pelo EVA e por vetores de desempenho de natureza Contábil – um estudo de caso na companhia Vale do Rio Doce. Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2007.

SECURATO, J. R. Avaliação do risco da empresa - estudo introdutório. Revista Administração em Diálogo - RAD. v. 4, n. 1. 2002.

SHEELA, S. C.; KARTHIKEYAN, D. K. Financial performance of pharmaceutical industry in India using dupont analysis. European Journal of Business and Management. v. 4, n.14, p. 84-91. 2012.

SHESKIN, D. J. Parametric and nonparametric statistical procedures. 3 Ed. Chapman & Hall/CRC, 2004.

Downloads

Publicado

10/03/2015