ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO VALOR ECONÔMICO AGREGADO EM EMPRESAS COMERCIAIS NO SEGMENTO DE PRODUTOS DIVERSOS

Autores

  • Roni Cléber Bonizio Universidade de São Paulo
  • Augusto Rodrigues Simonetti Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Análise de Sensibilidade, EVA, Correlação Semiparcial

Resumo

A estratégia convencional de medição do lucro e rentabilidade vem sendo gradativamente substituída por uma gestão voltada para a geração de riqueza e agregação de valor aos investidores. Neste contexto, o Valor Econômico Agregado (EVA) se consolidou como uma das principais ferramentas utilizadas com esse propósito. Para esse estudo foi utilizado o EVA como um indicador de desempenho que mede o valor gerado por uma companhia. Buscou-se nesse trabalho, por meio da realização da técnica de análise de sensibilidade, responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os componentes contábeis aos quais o EVA é mais sensível em uma empresa comercial de consumo cíclico no segmento de produtos diversos? Concluiu-se que a variável que se relaciona com o EVA de maneira mais significativa é o Resultado Líquido. Em seguida, o Patrimônio Líquido e o Investimento Financeiro expressam importância secundária. A Receita Financeira Bruta, a Despesa Financeira Bruta e o Passivo Oneroso Não Circulante demonstram certa significância apenas para metade das empresas da amostra. Já o Passivo Oneroso Circulante e a Receita de Vendas têm efeitos parciais minimamente evidentes no EVA.

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Publicado

27/12/2019