O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • DANIELA IMOLESI CRUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • RENATA RODRIGUES DAHER PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • WELLINTON DA SILVA DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL E UBERLÂNDIA
  • Vidigal Fernandes Martins UFU
  • PETERSON ELIZANDRO GANDOLFI UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resumo

RESUMO:

Este trabalho objetiva identificar a produção científica acerca do uso das mídias digitais na educação em saúde, publicada entre os anos de 2000 e 2011 e classificá-la segundo autor, atividade exercida pelo autor, palavra-chave, ideias principais, ano e tipo. Para tanto, utilizou-se como método o estudo bibliométrico. Os dados foram coletados eletronicamente na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por se tratar de repositório de publicações científicas exclusivamente voltadas à área da saúde. Os descritores usados foram: digital media, health education, information and communication technology e seus correspondentes em português. Das 19 publicações encontradas sobre o tema pesquisado, apenas 1 (5%) é brasileira e o restante que é composto por 18 (95%) estudos são internacionais. Quanto aos tipos, as publicações encontradas dividem-se entre 17 (90%) artigos, 1(5%) anotação, 1(5%) debate.  Dentre os anos que apresentaram maior volume de publicação, o ano de 2009 é o que concentra o maior número de trabalhos nesta área temática, com 4 trabalhos que representam 22% da amostra. Os artigos analisados indicam uma expectativa de crescimento astronômico das mídias digitais e seu uso na educação em saúde e que a web funcione como uma escola virtual baseada no conhecimento sem fronteiras para a educação dos médicos/estudantes, profissionais de saúde e pacientes. Assim, o estudo mostrou que a tecnologia eletrônica atual fornece recursos de grande relevância para ensino e aprendizagem.

 

Palavras chave: Educação em saúde. Mídias digitais. Tecnologias de Informação e Comunicação. Estudo Bibliométrico.

Biografia do Autor

DANIELA IMOLESI CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Daniela Imolesi Cruz

Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia

 

RENATA RODRIGUES DAHER PAULO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Renata Rodrigues Daher Paulo

Mestre em Administração - FAGEN/UFU

Doutoranda Escola de Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia

WELLINTON DA SILVA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL E UBERLÂNDIA

Wellington da Silva Dias

Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia

Vidigal Fernandes Martins, UFU

Vidigal Fernandes Martins

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1993), Especialista em Contabilidade e Controladoria pela UFU (1998), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), Doutorando em Administração pela EAESP/FGV. Prof. da Universidade Federal de Uberlândia desde 1997, atualmente ocupante da classe Professor DE Adjunto 01. Foi Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis por 03 mandatos. Possui experiência Profissional e Acadêmica nas área de Estratégia, Custos Hospitalares, Contabilidade, Auditoria, Controladoria e Governança Corporativa. Foi Controller do Hospital Universitário da UFU; atuou por vários anos como Auditor Independente, e, contador de uma organização de Grande Porte do Setor Avícola. Atua como Revisor de 05 periódicos nacionais e 01 internacional, membro do corpo editorial de três periódicos nacionais.Coordenador do Núcleo de Auditoria, Perícia e Governança Corporativa da FACIC/UFU, e colaborador do Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças, desta mesma Instituição.

PETERSON ELIZANDRO GANDOLFI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Peterson Elizandro Gandolfi

Mestre em Administração FAGEN/UFU

Doutorando: Escola de Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas

Professor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

16/01/2013