NEUROCIÊNCIA, COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES

MÁRCIA GORETT RIBEIRO GROSSI, DÉBORA CRISTINA CORDEIRO CAMPOS LEAL, MICHELE CRISTINA ALMEIDA DE SOUSA ELIAS, BRENO HENRIQUE RIBEIRO GROSSI

Resumo


O objetivo deste artigo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos cursos técnicos do CEFET-MG ofertados a distância utilizam os critérios da comunicação não violenta (CNV). Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico um estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Moodle do CEFET-MG. Os resultados revelaram que a existência e o uso de diversas tecnologias presentes no AVA dessa instituição, bem como a compreensão da importância da empatia nas relações humanas, têm permitido a CNV entre os professores, tutores e alunos dos cursos técnicos a distância do CEFET-MG. Porém, algumas melhorias se fazem necessárias, como a criação de sistemas de apoio e uma maior agilidade para os feedbacks dos tutores para os alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2236-9929 - Versão Online
ISSN 1678-1244 - Versão Impressa

Copyright © 2010 FUCAMP | Todos os Direitos Reservados Av. Brasil Oeste, s/n | Jardim Zenith | Monte Carmelo | MG | 38500-000 | (34)3842-5272