AS RELAÇÕES DE PODER E O SISTEMA EDUCACIONAL: AS COTAS SOCIAIS COMO UM MECANISMO DE RUPTURA

SABRINA OLÍMPIO CALDAS DE CASTRO, DÉBORA GONZAGA MARTIN

Resumo


Este ensaio teve como objetivo mostrar que as cotas sociais para o ingresso nas universidades federais se justificam não apenas em virtude do ensino público médio e básico deficitário, mas também em virtude das relações de poder que o sistema educacional brasileiro contribui para institucionalizar. Para tanto, o sistema escolar impõe determinado patrimônio cultural, além de contribuir para que haja uma reprodução das classes sociais, sendo que esses mecanismos se relacionam diretamente. Em virtude de tais aspectos, as cotas sociais se justificam por facilitar aos menos favorecidos o acesso ao conhecimento. Assim, proporcionam mudanças na ordem anteriormente vigente, envolta pelas relações de poder relacionadas ao sistema educacional, uma vez que antes da lei 12.711/2012 as vagas das universidades federais eram majoritariamente preenchidas por indivíduos das classes mais favorecidas, acarretando em um ciclo vicioso que favorecia a manutenção das classes. As instituições superiores foram fundadas no Brasil para atender aos indivíduos da elite brasileira, e nota-se que permaneceram traços historicamente enraizados dessa relação de poder quanto ao ensino superior. Como resultado, houve uma insatisfação de membros das classes mais favorecidas, ao depararem com a ampliação da oportunidade de indivíduos das classes desfavorecidas ingressarem nas universidades federais. Acredita-se que essas identificações de como essas relações de poder estão intrínsecas no sistema educacional possibilita iniciar discussões de fatores que não são facilmente identificados, mas que propiciam a compreensão dos motivos que ocasionaram divergências no meio social em virtude da sanção da Lei das Cotas Sociais.

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