ANÁLISE DAS CONDIÇÕES OFERECIDAS PARA A FORMAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

Autores

  • SABRINA OLÍMPIO CALDAS DE CASTRO
  • DÉBORA GONZAGA MARTIN

Resumo

No que tange à educação, em especial à superior, a avaliação institucional é indispensável para aferir a real situação das IES, viabilizando a revisão de medidas administrativas e pedagógicas. Avaliar esses fatores fornece subsídios para a melhoria da qualidade da educação. Dessa forma, o principal propósito do estudo consiste em avaliar os fatores oferecidos pelas universidades federais mineiras para a formação de seus alunos. Para alcance do objetivo utilizou-se a técnica multivariada de análise fatorial, que identificou quatro fatores e posteriormente criou-se um índice. Os resultados indicaram que apesar da amostra ser composta por instituições da mesma categoria e do mesmo estado, há disparidades em relação às condições oferecidas. Essa evidência sugere a necessidades de melhorias nos fatores institucionais relacionados aos cursos e sua contribuição para a formação dos alunos, ao corpo docente e aspectos pedagógicos, bem como dos recursos e da oferta de atividades extracurriculares.

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Publicado

29/08/2019