ENSINO HÍBRIDO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: A PERCEPÇÃO DISCENTE E DOCENTE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Fernando de Lima Caneppele
  • Renata de Oliveira Souza Carmo
  • Carlos Roberto Souza Carmo

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar qual a percepção de discentes e do professor sobre a contribuição da plataforma online Google Classroom para o processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina ministrada na modalidade híbrida no curso pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” da cidade de Botucatu-SP. A partir de um instrumento de coleta composto por onze afirmativas dirigidas aos alunos e oito afirmativas dirigidas ao professor da disciplina e mediante a atribuição de notas, buscou-se captar a percepção de ambos acerca dos fatores relacionados à facilidade de utilização do Google Classroom, o auxílio/interação entre ensino presencial e no Google Classroom, a contribuição das atividades para aprendizagem, as dificuldades atividade versus interesse, a diversificação das modalidades/tipos atividades, interação entre professor e aluno, interação entre professor, aluno e aprendizagem, interação entre alunos, participação no Google Classroom e interação com o grupo, relação do conteúdo no Google Classroom com o conteúdo ministrado via ensino presencial, e, finalmente, a percepção acerca da utilidade do Google Classroom em relação ao conteúdo presencial. Mediante o uso de estatísticas descritivas apoiadas em tabelas e gráficos, do teste de normalidade de Shapiro-Wilk e do teste de postos (ranking) com sinais de Wilcoxon, foi possível detectar que, tanto para alunos quanto para o professor, a contribuição do Google Classroom para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade híbrida no modelo de rotação supera uma média geral de 75% (8,98/10,00=89,8% para os alunos e 7,63/10,00=76,3% para o professor).

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Publicado

29/08/2019