IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAS NAS ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Autores

  • Jaqueline Ventura Ferreira
  • Paulo César Marques de Andrade Santos

Resumo

Este artigo faz uma relação entre o contexto socioeconômico, a formação docente e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) em 06 (seis) escolas urbanas do sertão Pernambucano. Trata-se de um estudo descritivo e comparativo com base documental sobre os indicadores de aprendizagem dos níveis de Leitura, Escrita e Matemática. A análise mostra que há uma tendência das escolas, classificadas por níveis socioeconômicos mais baixos, apresentarem também resultados inferiores de alfabetização. Fica perceptível que práticas pedagógicas reflexivas, contextualizadas e problematizadoras, e um trabalho em equipe, favorecem a formação continuada no espaço escolar e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

05/08/2019