VOZES DE ESTUDANTES DE ESCOLAS RADIOFÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO MARANHÃO/MA.

Autores

  • Maria das Graças Sousa Moreira Moura
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos

Resumo

O presente trabalho traz alguns apontamentos a partir de uma dissertação de mestrado em Educação cujos objetivos foram o de refletir sobre uma experiência de alfabetização/via rádio na região do baixo Parnaíba/MA a partir das vozes de alguns de seus atores. A metodologia foi baseada na pesquisa qualitativa utilizando entrevistas, observação e rodas de conversa. Após um breve histórico sobre as escolas radiofônicas no Brasil, tendo o Movimento de Educação de Base (MEB) como um dos precursores, trazemos algumas informações específicas do MEB no Maranhão e depoimentos de estudantes que participaram desse projeto. Os resultados apontaram uma forte demanda de sensibilização por parte dos governantes para a implementação de ações voltadas para a Educação de Jovens Adultos na região pesquisada. Apesar de essas informações serem amplamente conhecidas, sua denúncia mostra-se ainda hoje pertinente, uma vez que essas populações são usualmente invisibilizadas socialmente. Como já era advertido na década de 1950, com as primeiras escolas radiofônicas no Brasil, essa modalidade educativa pode representar uma forte aliada da educação, entretanto, não representam a “solução do problema” do analfabetismo. Projetos como o alfabetização/via rádio são paliativos que, obrigatoriamente, devem vir acompanhados de outras políticas públicas mais abrangentes e eficientes tendo como protagonistas povos e comunidades que vivem isolados e marginalizados num país de dimensão continental como o Brasil.

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Publicado

01/04/2019