A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FRUTAL: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Fabiana Veríssimo da Costa Souza
  • Valeska Guimarães Rezende da Cunha

Resumo

A educação inclusiva é uma política em defesa dos direitos humanos e implantada de maneira gradativa no país e em constante discussão nas últimas décadas. É um longo caminho com grandes desafios para sua efetivação, entre eles destaca-se a formação dos professores. Neste prisma, o presente estudo tem como objetivo identificar as representações sociais que as professoras das escolas municipais de Frutal/MG têm construído sobre a educação inclusiva com foco nas práticas pedagógicas realizadas pelos professores. Para alcançar o objetivo apresentado, optou-se por uma investigação quanti-qualitativa com trajetória teórico-metodológica fundamentada em materiais atinentes ao tema que encontram-se publicados em livros, artigos, revistas, órgãos governamentais e endereços eletrônicos, os quais foram selecionados e ordenados para melhor entendimento da temática, além do estudo de campo efetivado por meio do questionário (instrumento de coleta de dados) que contou com a participação de 28 professoras da rede de ensino do município que atuam na educação inclusiva. Após análises dos dados, verificou-se que as experiências das participantes são ancoradas em sentimentos, o que não denota relação com o objetivo da educação inclusiva. Portanto, existe a necessidade em aprender a lidar com situações para conseguir o desenvolvimento e acompanhamento dos alunos num todo para certificar da evolução dentro de suas limitações e possibilidades, o que faz jus a formação continuada para auto avaliação da prática e novas reflexões num trabalho coletivo.

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Publicado

01/04/2019