A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS MEDIADAS PELA LUDICIDADE

Autores

  • Fabiana Veríssimo da Costa Souza

Resumo

A partir da demanda da inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE), este estudo põe em evidência o desafio da construção de práticas pedagógicas mediadas pela ludicidade. Objetiva trazer à tona o debate acerca da construção de práticas pedagógicas e referenciais que contemplam a educação inclusiva. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica, onde se destacou alguns documentos que preconizam tal modelo de educação, lançando um olhar sobre algumas políticas de inclusão. Aponta os desafios da formação continuado dos educadores e a construção das prováveis práticas pedagógicas necessárias para inclusão. Há necessidade que a formação do educador deva ser contínua e que ele flexibilize as formas de trabalhar o currículo direcionando o foco para a aprendizagem, evitando o ensino segregado. As diferenças existentes entre os que atuam na educação especial só serão modificadas caso todos se una em prol do mesmo objetivo, pois existe a necessidade da redefinição dos modelos das práticas pedagógicas e que a uniformidade destas práticas sirva apenas para legitimar a discriminação e negar um público existente.

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Publicado

01/04/2019