FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NAS LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA DA FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO

Autores

  • Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Andrea Pereira Ferreira da Cunha Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivos investigar como a formação e a prática pedagógica dos docentes que ministram a disciplina de Educação Ambiental nos cursos de licenciatura da Fundação Carmelitana Mário Palmério se relacionam e contribuem para a compreensão/promoção da justiça socioambiental. A pesquisa tomou como inspiração metodológica a abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A produção de informações se deu a partir da realização de entrevistas com 2 professores da Fundação Carmelitana Mário Palmério que ministram a disciplina de Educação Ambiental. Com base nas informações obtidas, podemos considerar que observamos que os professores compreendem que o trabalho envolvendo Educação Ambiental e Justiça Socioambiental deve ser articulado, uma vez que são temáticas indissociáveis. Os docentes também reconhecem a Educação Ambiental como instrumento para promoção da Justiça Socioambiental, de maneira que contribui para a redução das desigualdades. Ainda que a presente tese não esgote a possibilidade de futuras pesquisas sobre esta temática, espera-se que contribua para as discussões em torno da Educação Ambiental na perspectiva da Justiça Socioambiental.

Downloads

Publicado

20/02/2019