A PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E HABILIDADES

Autores

  • Itatiana Fernandes e Silva Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Dra. Tania Nunes Davi

Resumo

Uma das formas de aperfeiçoar o ensino aprendizagem é a utilização de metodologias que permitam ao aluno construir seu conhecimento e trazer a toma as habilidades necessárias a cada etapa da vida acadêmica. Uma das propostas mais comentadas atualmente é o uso da pedagogia de projetos, como estratégia metodológica. O objetivo geral dessa pesquisa foi perceber como a pedagogia de projetos pode ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental como uma ferramenta que estimule um processo ensino aprendizagem com conhecimentos, habilidades e competências mais sólidas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo para embasar a parte teórica e construir uma sugestão de pedagogia de projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A atividades da pedagogia de projetos são iniciadas com um problema do mundo real, a resolução desse problema deve envolver trabalho cooperativo de pesquisa, hipóteses e resultados. Partindo dessas premissas devemos ainda apontar que na aprendizagem por projetos não deve existir respostas prontas, nem erro, mas múltiplas possibilidades e caminhos para se resolver o problema inicial. A pedagogia de projetos é uma estratégia de aprendizagem interdisciplinar na qual o professor é o mediador da busca pelo conhecimento e, como tal, não deve impor aos alunos o seu saber, mas orientá-los na busca de respostas, disponibilizando acesso a diferentes gêneros textuais e as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) para encontrarem respostas ao problema inicial e apresentar suas conclusões à comunidade escolar. Órgão financiador: FAPEMIG Palavras chave: Pedagogia de projetos. Ensino Fundamental. Aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

27/11/2018