QUALIFICAÇÃO DOCENTE: CONTEXTOS E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Liamar Nunes Silveira Monteiro Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

A influência da qualificação na prática pedagógica do docente é concretizada dentro e fora da sala de aula, porém nem sempre os profissionais agem enfocados por essa estratégia. As razões são diversas e provocam as problemáticas educativas cotidianas: a precarização do sistema educacional, a falta de orientação quanto aos currículos de formação docente, que predominam no despreparo do profissional e, principalmente, uma ausência de metodologias que viabilizem o processo ensino-aprendizagem. O presente artigo busca refletir sobre a qualificação docente, juntamente os contextos educacionais e perspectivas. Identificar e repensar sobre essas questões entendendo a interação aluno-professor como fonte de desenvolvimento e crescimento intelectual e social, por intermédio da convivência respeitosa e afetiva, que configure conhecimento inteligente e socializado para ambos. Para o desenvolvimento do texto optou-se por uma revisão bibliográfica de diversos autores, por intermédio de uma análise reflexiva dos problemas enfrentados pelos docentes e discentes no cotidiano escolar. Acredita-se que a pesquisa subsidie a reflexão de professores e alunos para a construção de uma aprendizagem mais recomendável e enriquecedora. O comportamento e ação do professor interfere positiva ou negativamente na vida social e escolar de seus alunos. Afinal, cabe a ele procurar conhecer as reais necessidades, articular e criar metodologias, que despertem prazer e desejo de conhecer o conteúdo a ser estudado.

Palavras-chave: Qualificação docente. Interação aluno-professor. Metodologias educacionais.

Downloads

Publicado

06/09/2018