AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: UMA TENTATIVA DE CONTROLE, REGULAÇÃO, CAPTURA E PADRONIZAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar acerca das avaliações em larga escala e como estas avaliações tem se configurado no cotidiano escolar face à emergência e imposição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se constitui em um instrumento para padronização dos sistemas de ensino de todo país, incluindo neste contexto as redes públicas e particulares de ensino. Entre essas e outras problemáticas buscaremos também discorrer acerca dos aspectos históricos e temporais das avaliações externas no Brasil, bem como apresentar um panorama das características de cada uma dessas avaliações que formam o leque avaliativo do ensino e da aprendizagem nas escolas brasileiras em seus mais diversos níveis e contextos da educação básica. Procuraremos também explicitar e refletir a partir a evolução e a configuração do pensamento de uma Base Nacional Comum Curricular a partir de um olhar enviesado sob a ótica da legislação, da temporalidade, da espacialidade e dos interesses em disputa, analisando assim, os sujeitos e os atores envolvidos na criação da BNCC e suas imbricações no estabelecimento de avaliações em larga escala como método avaliativo e quantitativo, bem como das suas possibilidades e implicações no cotidiano das escolas de todo país. E por fim, teceremos as relações da Base Nacional Comum Curricular com as avaliações externas como forma de padronização educacional e obediência a padrões e expectativas do neoliberalismo e de suas mais diversas instituições cuja estrutura e objetivação sobre a qualidade e eficiência do ensino está baseada e fundamentada em pressupostos racionalistas, positivistas e empiristas.

 

Biografia do Autor

EDUARDO CARLOS SOUZA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

sou estudante do progrma de pos-graduacao em educacao da universidade federal do espirito santo, fazendo o curso de mestrado, na linha de docencia, curriculo e processos culturais e pertencente ao grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educaão do Campo liderado pelo professor Erineu Foerste.

EUCINÉIA REGINA MÜLLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais de Viana – FESAV.  Especialista em Lato Sensu em Gestão Educacional e Inspeção Escolar - Faculdade de Domingos Martins - FDM.  Especialista em Educação do Campo: Interculturalidade e Campesinato em Processos Educativos – UFES e atualmente Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, pertencente ao grupo de pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Domingos Martins – 

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Publicado

12/05/2018