OFÍCIO DE PROFESSOR: ENTRE O ARTÍFICE E O ARTISTA: UMA ANÁLISE ADORNIANA

Autores

  • Leônidas Melo Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Resumo

O objetivo deste texto consiste em refletir sobre a relação entre o trabalho do artista, o trabalho do professor, o processo formativo e a educação emancipatória em contraposição à postura definida para o artífice após a sua integração às novas formas de trabalho, decorrentes das transformações socioeconômicas e culturais ocorridas no alvorecer da sociedade capitalista. A reflexão sobre essas questões tem como fundamento teórico a Teoria Crítica Adorniana. Para tanto, foram eleitas como categorias de análise: a autonomia, o estranhamento e o distanciamento, a relação entre conteúdo e forma e a liberdade. Elas compõem as características da obra de arte e servem de parâmetro para a educação emancipatória, na qual o trabalho do professor seja análogo ao trabalho do artista.

Biografia do Autor

Leônidas Melo Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Graduado em Pedagogia: gestão e docência, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestrando em Educação pelo PPGE - UNICENTRO.

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Publicado

06/09/2018