BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PROPOSTA DE TRABALHO COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA EM DIÁLOGO

Autores

  • Nayara Santos Perovano Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bárbara Cristina da Silva Sousa Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Visando discutir as questões curriculares no âmbito das políticas nacionais para a educação, esse artigo analisa dois de cinco eixos balizadores para o ensino de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tomando o eixo Oralidade e Escrita no primeiro, segundo e terceiro anos, buscou-se compreender e problematizar as propostas de trabalho com a linguagem oral e escrita nesse documento. Assumindo que os sujeitos são constituídos nas práticas dialógicas em diferentes contextos histórico-culturais e pautados nos pressupostos teóricos de Bakhtin e seu Círculo, a proposta preliminar do referido documento – BNCC – foi analisada em sua terceira versão publicada no ano de 2017 com o propósito de indagar como a alfabetização aparece em sua dimensão social, cultural e política. Como possíveis resultados, destacam-se os silenciamentos dos sujeitos por parte das políticas curriculares oficiais e a necessidade de pensar a escola como lugar de produção de conhecimento.

Biografia do Autor

Nayara Santos Perovano, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e
professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino da Serra-ES.

Bárbara Cristina da Silva Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e
Pedagoga da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Cariacica.

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Publicado

06/09/2018