A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Joice Silva Marques Mundim Universidade Federal de Uberlândia
  • Kelma Gomes Mendonça Ghelli Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Guilherme Saramago Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho visa investigar, analisar e refletir sobre as contribuições e desdobramentos da Resolução de Problemas, enquanto uma metodologia, na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil para o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem de Matemática. A pesquisa em questão apresenta as contribuições da Resolução de Problemas e os aspectos valorosos para o fazer matemático no processo educativo, destacando que esta metodologia é capaz de trazer à luz contextos reais, culturas, vivências e problematizações que influenciam tanto na prática pedagógica dos professores quanto na aprendizagem dos alunos. Mediante uma revisão bibliográfica baseada em autores como, Mendes (2009), Morais e Onuchic (2014), Panizza (2006), Smole e Diniz (2000), Vila e Callejo (2006), entre outros, foi possível construir discussões pertinentes sobre o tema proposto. A partir dessa fundamentação teórica buscou-se responder a problemática: Quais habilidades, saberes e ações didático- pedagógicas o professor precisa para ensinar as noções iniciais de Matemática, a partir da Resolução de Problemas, na Educação Infantil? Para tanto, a construção de conhecimentos e as reflexões realizadas a cerca dessa temática propicia identificar aspectos da Resolução de Problemas, característicos de um novo discurso e de uma prática contextualizada para desenvolver comunidades de aprendizagens, em relação aos conteúdos matemáticos.

Palavras-Chave: Resolução de Problemas. Educação Infantil. Prática Pedagógica.

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Publicado

12/09/2017