FUNÇÃO DO PSICOPEDAGOGO E AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Bruno Gomes Pereira Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC)

Resumo

RESUMO: Este artigo pretende apresentar reflexões acerca das contribuições da psicopedagogia para o processo de ensino aprendizagem, salientando algumas particularidades pertinente ao profissional psicopedagogo quando inserido nos ambientes de aprendizagem da primeira fase do ensino fundamental, além de oportunizar um conhecimento acerca das contribuições que a  História da matemática pode agregar ao ensino da Matemática na primeira fase do ensino fundamental, buscando enfatizar a História da matemática como recurso metodológico facilitador do processo de ensino da matemática. 

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC)

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas do Estado do Pará. Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT. Membro do Conselho Científico da Revista Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA. Autor do livro "Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um Estudo Sistêmico-Funcional" (2014) e organizador da obra "Língua e Literatura: Interfaces com o Ensino" (2015). Atuou como docente na UEPA, ministrando disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem, e também na UFT, onde lecionou nos cursos de Letras (Língua Portuguesa), Geografia, Zootecnia e Medicina Veterinária. É membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos; Linguística, Educação e Literatura (LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª Leila Bárbara; e Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados (PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva.

Downloads

Publicado

30/01/2018