Sistemas para Internet

Sistemas para Internet

Tecnologia em Sistemas para Internet

Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 604, de 19 de novembro de 2013
Regime: Semestral
Modalidade: Tecnologia
Turno: Noturno
Nº  de vagas: 60 vagas
Duração: 2 anos (4 períodos)
Critérios de avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessário a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação
Coordenador(a): Professor Mestre Carlos Alberto Palhares
E-mail: sistemasparainternet@fucamp.edu.br

Apresentação:

As transformações determinadas pela nova ordem econômica mundial caracterizam-se, principalmente, pelo ritmo vertiginoso com que vêm ocorrendo as substituições tecnológicas dos sistemas produtivos. Com isso, a nova dimensão da globalização que exige busca de eficiência nas relações com o mercado produtor, delineia uma estrutura competitiva através do uso intensivo de tecnologias de informação (TI) e de novas formas de gestão do trabalho.

Motivada pela interiorização e acesso ao ensino de qualidade e consciente de seu papel social, a Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP/FACIHUS se propôs a levar a educação de nível superior a municípios ou regiões mais distantes, cujo acesso às cidades maiores que possibilitariam a agregação de novos conhecimentos fica prejudicado (pela distância, condições da jornada de trabalho de seus moradores, etc.). Para isso, conta com sua localização privilegiada no município de Monte Carmelo (MG) que polariza uma região composta por 07 cidades: Iraí de Minas (42km), Romaria (22km), Estrela do Sul (26km), Grupiara (23km), Douradoquara (49km), Abadia dos Dourados (32km) e Coromandel (52 km). Estas mantêm um grande intercâmbio com Monte Carmelo, não só com a Faculdade, mas também nas áreas de saúde, comércio, bancos, judiciária e educação. A FUCAMP/FACIHUS já recebe muitos alunos destas cidades em seus outros cursos de graduação e pós-graduação, e em função disso mantém uma grande integração com elas, através de contatos com alunos, professores, direção das escolas, empresas e órgãos do poder público.

Como já  previsto no Planejamento da FUCAMP/FACIHUS e em consonância com as modificações no cenário mundial, a Instituição estará promovendo a qualificação de seus profissionais também na área da computação através da oferta do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, com o objetivo de inserir o homem na sociedade, de forma participativa, ética e crítica, contribuindo, substancialmente, para a elevação do nível de qualidade dos serviços de informática daquela região.

O detalhamento da proposta do curso e da Instituição proponente é apresentado na seqüência.

Objetivo:

O intuito do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet é apresentar a concepção de um currículo, em que a principal preocupação está em manter a sintonia com as diretrizes e recomendações sugeridas pelo MEC, sendo, portanto, seus objetivos:

  • Desenvolver habilidades e atitudes que consolidem a capacidade crítica e reflexiva, de planejar, implementar, gerenciar, manter e adaptar sistemas de acesso e uso da Internet.
  • Formar profissionais capazes de atuar na área de informática apoiando qualquer segmento empresarial que necessite de Sistemas de Informação como meio de estruturar e organizar seus processos de negócio.
  • Dotar o acadêmico de sólido conhecimento no ambiente de interconexão de computadores e compartilhamento de recursos, com foco direcionado às atividades que envolvam a disponibilidade de serviços na grande rede.

Mercado de Trabalho:

Em conformidade com o perfil do profissional egresso já mencionado anteriormente, o campo de atuação do Tecnólogo em Sistemas para Internet é bastante diversificado e abrange todo o tipo de organização e/ou profissionais liberais que necessitem da Internet como meio de alavancar novos negócios, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor, atuando como desenvolvedor de sistemas e de interfaces com as mais diversas aplicações utilizadas pelas empresas via WEB (WEB designers, sistemas integrados de gestão – ERP, e-procurement, CRM, comércio eletrônico, etc.), servindo-se para isso, das mais modernas tecnologias existentes no mercado inclusive para a segurança das operações, além de analista/projetista de aplicações de sistemas e coordenador de projetos de software para WEB.

O profissional estará apto a iniciar/gerir o seu próprio negócio de desenvolvimento e consultoria em aplicações para a Internet e, no que concerne ao aprimoramento educacional poderá, ainda, continuar seus estudos em cursos de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado).

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular – Sistemas para Internet

Avaliação:

A proposta pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet integra formação profissional de alto nível, ciência e tecnologia, com ênfase em aplicações práticas e prevê atividades avaliativas com funções diagnóstica, formativa e somativa de forma integrada e que funcionem como instrumentos colaboradores na avaliação do processo ensino-aprendizagem.

Serão considerados tanto os aspectos de assiduidade (freqüência nas aulas teóricas e práticas) como de aproveitamento, traduzidos conforme abaixo:

  • Adoção de procedimentos de avaliação contínua e cumulativa;
  • Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
  • Inclusão de atividades contextualizadas;
  • Manutenção de diálogo permanente com o aluno;
  • Definição de conhecimentos significativos;
  • Divulgação dos critérios a serem adotados na avaliação;
  • Divulgação dos resultados do processo avaliativo;
  • Estratégias cognitivas como aspectos a serem considerados na correção;
  • Incidência da correção dos erros mais freqüentes e feedback ao professor responsável;
  • Importância conferida às aptidões dos alunos, aos seus conhecimentos prévios e ao domínio atual dos conhecimentos que contribuam para a construção do perfil do futuro egresso.

Links Recomendados