Pedagogia

Pedagogia

CURSO DE PEDAGOGIA

Modalidade: Licenciatura
Formação: Licenciatura em Pedagogia
Nº. de Vagas anuais: 100
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo de duração: 3 anos e 6 meses (7 períodos)
Regime de matrícula: Semestral
Ato Regulatório: Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 1.092, de 30 de dezembro de 2015
Carga horária total: 3213 horas
Limite mínimo de integralização: 8 semestres
Limite máximo de integralização: 12 semestres
Mensalidade: R$ 382,00*
*Valor para pagamento com desconto até o dia 15 do mês seguinte.

 

COORDENADOR DO CURSO

Prof. Heber Junio Pereira Brasão

Formação: Graduação em Letras pela Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP (2003). Graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí – FAERPI (2014). Graduação em Sociologia pela Universidade Paulista – UNIP (2015). Especialização em Inspeção e Supervisão Escolar pela Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP (2006). Especialização em Linguística e Língua Portuguesa pela Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP (2008). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (2013).

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443133D3

 

GRADE CURRICULAR

 

DOCENTES DO CURSO

Docente Titulação Curriculum Lattes
Beatriz Nunes Santos e Silva Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4283207D2
Conceição Aparecida Alves Paulino Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444010H1
Dinorá Fátima Gonçalves Moraes Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139145H3
Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710051A8
Gustavo Araújo Batista Doutor http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776463Y3
Joice Silva Marques Mundim Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315535P3
Josiane Costa Mafra Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717588E1
Márcia Rodrigues Luiz da Silva Doutora http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251034H1
Maria Aparecida de Sousa Rodrigues Especialista http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4331717J4
Maria do Carmo Abreu Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402035A6
Neusa Rosa Naves Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270355D5
Sandra Diniz Costa Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737910D9
Suze Martins Franco Monteiro Especialista http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8616793P1
Roselaine das Chagas Doutora http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717982A1
Tânia Nunes Davi Doutora http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765645A0
Termísia Luiza Rocha Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219779U5

 

SOBRE O CURSO

Mercado de Trabalho

A Graduação em Pedagogia oportuniza o exercício de funções como:

  • Professor de Educação Infantil;
  • Professor de séries iniciais;
  • Atuar como: Diretor; Inspetor; Orientador Educacional; Supervisor, após cursar uma Pós-graduação na área.
  • Capacitadores de Monitores em espaços escolares e não-escolares;
  • Capacitadores de pessoal em pequenas e grandes empresas;
  • Professores de Jovens e Adultos;
  • Professores de Educação Especial;
  • Direito de abrir escolas particulares e imobiliárias;
  • Criar firmas de capacitação de professores;
  • Professor de cursos à distância, monitores e coordenadores;
  • Trabalhar em empresas que exigem grau superior, como: Agências bancárias, comerciais, ONG’s;
  • Professores de Arte e Educação e outras.

 

Formas de acesso ao Curso:

  • Processo Seletivo de regime semestral;
  • Vestibular Agendado;
  • Transferência externa;
  • Portador de Diploma de Graduação;
  • Nota do ENEM para vagas remanescentes;
  • PROUNI / FIES.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As formas de avaliação são normatizadas pelo Regimento Interno da Instituição:

CAPÍTULO VI

DA AVALIAÇÃO E DO DESEMPENHO ESCOLAR

Art. 106. Para ser aprovado, o aluno, além de satisfazer às demais exigências legais e regimentais, deverá se submeter às avaliações nas épocas devidas.

Art. 107. O desempenho escolar é aferido, através de acompanhamento contínuo dos alunos e dos resultados por ele obtidos nas avaliações e trabalhos escolares.

  • 1º Compete ao professor da disciplina realizar as avaliações escolares sob a forma que estabelecer, respeitando os termos em estudo, bem como efetivar a avaliação nos termos da regulamentação interna.
  • 2º As avaliações escolares, no mínimo de duas (2) por semestre letivo, serão realizadas em datas fixadas em calendário escolar;

Art. 108. À verificação de aproveitamento será atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, que deverá ser transcrita até a primeira decimal sem arredondamento.

Parágrafo único: Atribuir-se á nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se às avaliações nas datas fixadas, bem como ao que nelas se utilizar de meios fraudulentos.

Art. 109. Ao aluno que deixar de comparecer à verificação de desempenho escolar, por motivo justo, na data fixada, pode ser concedida prova substitutiva, mediante requerimento, respeitando-se as datas previstas no Calendário Escolar.

  • 1º As avaliações substitutivas serão cobradas à parte conforme regulamento financeiro da Faculdade FACIHUS.
  • 2º Fica vedada a concessão de prova substitutiva para substituição de nota.
  • 3º A avaliação substitutiva aplica-se a provas realizadas na Faculdade FACIHUS, aos sábados, não se aplicando a trabalhos a serem efetuados.

Art. 110. Será aprovado o aluno que tiver média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e será reprovado o aluno que tiver média inferior.

Art. 111. O aluno que obtiver média inferior a 60 (sessenta) pontos e, igual ou superior a 40 (quarenta) pontos, nas provas e trabalhos do período letivo, poderá se submeter a uma prova final.

Parágrafo único: Nesta prova final o aluno para ser aprovado na disciplina deverá obter a quantidade de 60 (sessenta) pontos.  Não sendo aprovado na prova final, considerar-se-á a média maior.

Art. 112. O aluno tem o direito de solicitar a revisão de provas no prazo máximo de 48 horas da divulgação do resultado pelo professor.

Art. 113. Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos demonstrados por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas legais do sistema de ensino.

Art. 114. Caso o aluno venha a abandonar o curso, será permitida a sua reintegração, mediante a aprovação da Diretoria, seguida do pagamento das matrículas e mensalidades pendentes.

Art. 115. O percentual de frequência mínima às aulas e demais atividades escolares é de 75% (setenta e cinco) por cento, e se obtiver, em cada matéria, média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos nos trabalhos e provas do período letivo, o aluno será aprovado. Diferente disso, será reprovado.

Art. 116. A frequência dos alunos às aulas e demais atividades é obrigatória, sendo vedado o abono de faltas, e esta será apurada através de Diário de Classe disponibilizado on-line pela Secretaria Geral, no início do período letivo.

  • 1º – Independentemente dos demais resultados obtidos, será considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% das aulas e demais atividades.

Art. 117. A verificação e registro de frequência é obrigação e responsabilidade do professor, e seu controle, da Secretaria Geral.

 

ESTÁGIO / TCC

Estágio Curricular Supervisionado    

O estágio supervisionado ocorre do 3º ao 7º períodos, quando o futuro pedagogo vivencia situações de aprendizagem, focadas em situações-problemas, bem como desenvolve projetos que possibilitam a interação dos diferentes conhecimentos proporcionados pela organização curricular do projeto acadêmico do curso.  Assim sendo, a verdadeira prática pedagógica não se reduz apenas ao estágio como algo fechado e desarticulado do restante do curso.

O estágio supervisionado é, pois, o ponto culminante da formação profissional do pedagogo, posto que a sua atuação, de acordo com a proposta curricular, inicia-se por meio dos conteúdos e práticas desenvolvidas pela construção da prática pedagógica, bem como pelo trabalho interdisciplinar ao qual o aluno do Curso de Pedagogia é submetido do primeiro ao sétimo período.

É característica do estágio supervisionado: contemplar atividades de docência em todos os segmentos abordados na grade curricular, como também na pesquisa, gestão escolar, supervisão e orientação, Inspeção, em Espaços não escolares e dentro da Pedagogia Empresarial, à vivência de atividades inerentes ao trabalho administrativo/pedagógico, articulando-se com a docência na formação de um pedagogo preparado nos diversos segmentos profissionais que permitem uma experiência ampla de educação em toda sua magnitude.

O Estágio Supervisionado será realizado em escola de Educação Infantil, Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Empresas e espaços não escolares, respeitando o regime de colaboração entre os sistemas de ensino e outros espaços, por meio de convênios e termos de compromisso entre a escola formadora (IES) e a escola campo.

Os estágios realizam-se em situação real, de acordo com a programação específica do curso, aprovada pela Coordenação de Estágios e não estabelecem vínculos empregatícios. Os alunos se sujeitam à comprovação da realização e aproveitamento do Estágio Supervisionado, já que constitui componente curricular obrigatório do Curso de Pedagogia. A não realização ou realização parcial das horas previstas para o Estágio Supervisionado constitui impedimento para a colação de grau.

Para a orientação dos alunos, há o Manual de Estágios do Curso de Pedagogia disponível no Site da FACIHUS.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC é apresentado em forma de artigo individual com tema relevante e dentro das normas de apresentação da ABNT. O TCC é desenvolvido a partir de um Projeto de Pesquisa, um trabalho que começa a ser projetado pelos discentes com o auxílio dos docentes a partir do 1º período e consolidado no 6º período na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica. No 7º período a disciplina TCC conta com um professor coordenador e professores orientadores, tanto quantos forem necessários de acordo com o número de graduandos da turma, com o objetivo de promover um atendimento individual e diferenciado.

Pesquisas que envolverem seres humanos, obrigatoriamente devem passar pelo Comitê de Ética da FUCAMP/FACIHUS, antes de sua realização

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Estão presentes no curso e são aquelas que contribuem para a formação complementar profissional e cidadã do aluno, dada a sua flexibilidade e variedade de formas de oferta. São consideradas atividades complementares:

  • Participação nos projetos de Iniciação Científica;
  • Projetos de Extensão;
  • Monitorias;
  • Participação em eventos de caráter científico, cultural/profissional, desportivo;
  • Congressos, Seminários, Workshops, oficinas, palestras, feiras, visitas/viagens técnicas e orientadas;
  • Cursos de língua estrangeira;
  • Trabalhos voluntários etc., e outros de acordo com o Regulamento de Atividades Complementares.

 

Informações atualizadas em 07/03/2018