Letras Português/Inglês

Letras Português/Inglês

Licenciatura em Letras Português/Inglês

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 1.092, de 30 de dezembro de 2015
Regime: Semestral
Modalidade: Licenciatura
Turno: Noturno
Nº de vagas: 50 vagas
Duração: 3 anos (6 períodos)
Critérios de avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessário a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação
Coordenador(a): Professor Mestre Heber Junio Pereira Brasão
E-mail: letras@fucamp.edu.br

Apresentação:

“O desafio maior que justifica a existência das instituições de ensino superior e confere dignidade ao trabalho de professores e estudantes, é a construção dos currículos, do ensino-aprendizagem, como formação humana e intelectual, formação de homens e mulheres capazes de enfrentar o trabalho intelectual, o mundo do fazer, da práxis, sem abandonar a dimensão do pensamento, da crítica, da liberdade, da democracia, da igualdade, da justiça, da solidariedade, da fraternidade, da ética, da justiça, da criação do novo, do sonho, da utopia.” (COELHO, 1999:16)

Considerando o pensamento acima, tendo em vista a importância do profissional de Letras para a região enquanto formador de cidadãos comprometidos com os interesses e os desafios que emanam da sociedade, o curso de Licenciatura em Letras oferecido pela FUCAMP assume as seguintes responsabilidades:

a) Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação dos alunos como profissionais e como cidadãos;

b) Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas, necessidades do mundo contemporâneo e princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo curricular;

c) Estabelecer relações de parceria e colaboração, de modo a promover sua participação na comunidade escolar;

d) Possibilitar ao aluno conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto de atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica, compartilhando saberes com docentes de diferentes áreas/disciplinas de conhecimento;

e) Proporcionar ao aluno condições de utilizar diferentes metodologias de ensino, formas diversificadas de avaliação de aprendizagem, bem como identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática e formulação de propostas de intervenção pedagógica;

f) Articular a interação entre teoria e prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como as monitorias e a participação em atividades de extensão, para que possa, como profissional do ensino, ter como principal tarefa cuidar da aprendizagem dos alunos, estimulando a autonomia intelectual com a prática de estudos independentes;

g) “Despertar no aluno o interesse pela continuidade de seus estudos em outros cursos de especialização “lato sensu” e “strictu senso”, como também fazer uso da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem.

O currículo proposto, em consonância com os objetivos do Curso de Letras, bem como a periodização das disciplinas é a seguir apresentada.

Todas as atividades do curso de Letras – sejam as disciplinas, seja a Prática como Componente Curricular ou ainda as atividades complementares – poderão ser realizadas de acordo com as condições de oferta e/ou demanda.

Objetivo:

O curso ora proposto visa à formação de profissionais da Educação de nível superior, crítica e cientificamente embasados para o ensino e a pesquisa das línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas, bem como das teorias lingüísticas e literárias, capaz de buscar novos patamares de ação, frente às constantes mudanças de tecnologia.

Mercado de Trabalho:

O licenciado em Letras está habilitado a atuar em um campo de trabalho que hoje se apresenta promissor, considerando que a linguagem, verbal e não-verbal, constitui e organiza todas as esferas das sociedades letradas. Dentre as possibilidades de atuação profissional, destacamos:

  • No ensino fundamental e médio, nas disciplinas Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e suas respectivas literaturas;
  • Em curso instrumental de Língua Inglesa;
  • Em curso de Português como 2ª língua (para estrangeiros);
  • Em cursos à distância (pela Internet, por exemplo) como professor / tutor de Língua Portuguesa e Inglesa;
  • Revisão de textos, em Língua Inglesa e Portuguesa;
  • Tradução de textos de Língua Inglesa para Portuguesa e vice-versa;
  • Pesquisa e produção de material de referência, antologias, enciclopédias, coletâneas, dicionários, manuais didáticos, publicações temáticas, etc;
  • Secretariado executivo monolíngüe ou bilíngüe;
  • Elaboração de videoconferências sobre linguagem, língua (Portuguesa e Inglesa) e literatura (de línguas Portuguesa e Inglesa);
  • Correção de Redações de vestibulares e concursos;
  • Consultoria e assessoria na área de linguagem (Língua Portuguesa e Inglesa) e literaturas (de Língua Inglesa e Portuguesa) para empresas públicas e privadas, embaixadas, agentes de mercados internacionais e outros;
  • Gerenciamento de livrarias especializadas na área;
  • Co-produção de programas de rádio e TV, de filmes, vídeos e cd-rom’s

Matriz Curricular do Curso

Avaliação:

A fim de propiciar o aperfeiçoamento contínuo e o crescimento qualitativo do curso, atribui-se, ao Instituto Superior de Educação e ao Colegiado do Curso de Letras, a responsabilidade pela avaliação e aprovação do projeto pedagógico.

A FUCAMP tem incentivado a participação de seus docentes no sistema de avaliação externa. Essas atividades revertem em contribuição para o aperfeiçoamento da concepção e objetivos delineados no projeto, assim como para o perfil do profissional que se pretende formar.

Nesse sentido, estabeleceu-se que, no final de cada dois semestres letivos, o Colegiado de Curso reunirá com vistas à discussão sobre a coerência das atividades desenvolvidas no período.

Diferencial:

  • O Curso de Graduação em Letras – Português/Inglês é rápido e prático com duração de 03 anos e ênfase na profissionalização;
  • A grade curricular do curso enfatizará as disciplinas de pré-requisitos para as disciplinas profissionalizantes já no 1º semestre
  • A ausência de pré-requisitos para as disciplinas do curso facilitará a integralização do horário, o qual pode ser feito
  • A Coordenação do Curso realiza eventos e promoção de Seminários na área de Lingüística, Literatura, Língua e Educação
  • A maior parte do corpo docente é formada por mestres e doutores com destaque na vida profissional e acadêmica