Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Bacharelado em Ciências Contábeis

Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 939, de 24 de agosto de 2017
Regime: Semestral
Modalidade: Bacharelado
Turno: Noturno
Nº de vagas: 100 vagas
Duração: 4 anos (8 períodos)
Critérios de avaliação: 100 pontos distribuídos por semestre, sendo necessário a obtenção de, no mínimo, 60 pontos para aprovação
Coordenador(a): Professor Mestre José Tarocco
E-mail: cienciascontabeis@fucamp.edu.br

Apresentação:

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade FACIHUS, em sintonia com as  diretrizes  curriculares  nacionais,  orienta-se  para  formar  sólidas competências, preparando  o  graduado  para  enfrentar  os  desafios  das  rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Este é o pressuposto básico que fundamenta a Proposta Pedagógica do Curso de Ciências Contábeis da FACIHUS. Acreditamos, porém, que é a partir deste perfil  profissiográfico  que  podemos  considerar  todos  os  outros  aspectos  da formação do bacharel em Ciências Contábeis.

Para tanto, destacamos alguns fatores que integram à exigência de um  novo tipo de profissional:

  • a) O crescimento do mercado de trabalho,  com  o  surgimento de novas  áreas  que  requerem  a  atuação  do  bacharel  em   Ciências  Contábeis, renovando as condições
  • de exercício profissional de forma permanente;
  • b)  A  exigência  de  um  profissional  com  visão  generalista  da organização,  do  macro  e do  micro  ambiente  em que está  inserido e  a  capacidade para
  • antecipar  e  prever  os  impactos  e  conseqüências  de  suas  decisões  em  cada uma  das  atividades  da  entidade  e  para  a  entidade  como  um  todo.  Deve  também
  • estar em sintonia com  o mercado global;
  • c) A  exigência  de  um  profissional  com  habilidade  analítico-crítica  da realidade que  o  capacite  a  interpretar eventos  econômicos, financeiros,  culturais  e organizacionais e  a  capacidade  para  diagnosticar  problemas  e  utilizar  sua capacidade técnica e criatividade na busca da excelência;
  • d) A importância do profissional pesquisador como instrumento de atualização, desenvolvimento e para a elaboração de trabalhos de cunho científico;
  • e)  A  exigência  de  um  profissional  com  capacidade  empreendedora, de  forma  a  atuar  com  criatividade  e  lucratividade  em  negócios  próprios  ou  de terceiros;

A concepção do Curso passa inevitavelmente pela valorização dessas questões em  toda  a sua extensão teórico-prática. Por isso, a proposta  pedagógica abriga  um  currículo flexível,  capaz  de  aproveitar  como  atividade  acadêmica conhecimentos,  habilidades  e  competências  –  de  cunho  profissional,  de  caráter investigativo  e  extensionista, a  prática  de  estudos  independentes,  prática  contábil interna e externa, interagindo assim, com a sociedade.

Para tanto, pretende-se um Curso de Ciências Contábeis com um marco diferenciador no contexto educacional vigente para a área. Após considerar as perspectivas contemporâneas e futuras da inserção profissional do Bacharel em Ciências Contábeis, propõe-se a estruturação em três eixos temáticos, direcionando-os para as demandas do mercado e para dar conta da complexidade da realidade atual do País, da região onde se situa a cidade de Monte Carmelo e, principalmente, da área polarizada, além de considerar outros espaços geo-políticos onde, por ventura, possa o futuro profissional aplicar os conhecimentos de sua formação.

O Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – FACIHUS, se propõe a formar um profissional cujo perfil empreendedor reflita a compreensão das características e potencialidades do mercado regional e local e sua inserção na economia global, alicerçando a sua formação em eixos econômicos e empresariais. Assim, o egresso deve estar capacitado a atender as demandas requeridas por esse mercado. Um recorte do mercado regional e local faz aparecer como setores consolidados e em expansão:

  • A Perícia Contábil;
  • A Auditoria;
  • Operacional.

Para tanto, desenvolve-se disciplinas como prática contábil I e II. O curso contempla, em seu projeto pedagógico, uma identidade com o cenário nacional, preservando características específicas locais e da região, sem perder de vista o contexto sociopolítico e econômico global.

Objetivos:

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade FACIHUS/FUCAMP tem como objetivos:

  • a) Formar Bacharéis em Ciências Contábeis incumbidos de responsabilidade social, com formação técnica profissional, com postura ética e embasamento científico;
  • b) Direcionar o desenvolvimento do conhecimento nos diversos campos que compreendem as atividades do profissional da contabilidade, gerando senso-crítico do desenvolvimento e condução da iniciação científica;
  • c) Gerar, no profissional egresso, embasamento conceitual quanto às técnicas e formação científica dos conhecimentos atuariais, administrativos, econômicos e jurídicos que envolvem o patrimônio de uma entidade;
  • d) Direcionar para quaisquer modelos organizacionais e tipos de usuários, a utilização da informação contábil, através de pareceres, relatórios, laudos e demonstrativos que auxiliem tomadas de decisão;
  • e) Incentivar as atividades de extensão como forma vivenciada da realidade, possibilitando uma integração com a sociedade, revelando a importância teórico/prática;
  • f) Enfatizar em suas atividades de ensino, iniciação científica e extensão, a formação de bacharéis contábeis, em consonância com as atividades econômicas consolidadas e em expansão na região.

Mercado de Trabalho:

  • Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
  • Contabilidade ambiental: Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
  • Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
  • Controle e perícia: Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
  • Ensino: Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é preciso pós-graduação.

Matriz Curricular do Curso

Avaliação

O sistema de avaliação do Curso de Ciências Contábeis se reflete nos pressupostos que fundamentam o perfil desejado do formando baseado em competências, no perfil do corpo docente, na estrutura curricular e nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores.

Desta maneira, apoiando-se nessas considerações, a avaliação do curso de Ciências Contábeis propicia, além da mensuração do conhecimento, a criação de um ambiente agradável para o saber, uma aprendizagem para além das práticas tradicionais, sustentada por uma avaliação que subsidie uma postura de ação-reflexão-ação.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade, entende que avaliação contribui para a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino, consequentemente, para melhorar a qualidade do projeto pedagógico do curso.

Assim, baseia-se que a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece aos professores indicações de como devem encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica, visando aperfeiçoá-la.

Nesse contexto, as avaliações do curso de Ciências Contábeis acontecem como um processo contínuo, sistemático e formativo, objetivando diagnosticar a aprendizagem dos estudantes. Assim, as sucessivas produções (atividades) de cada aluno ou grupo de estudo são avaliadas de acordo com os seguintes instrumentos:

  • a) Provas dissertativas;
  • b) Provas objetivas;
  • c) Seminários;
  • d) Trabalho em grupo;
  • e) Estudo de caso;
  • f) Relatório individual e/ou grupo;
  • g) Pesquisa de campo;
  • h) Elaboração de ensaios e artigos científicos.

Assim, o objetivo desses instrumentos avaliativos é identificar aspectos quantitativos e qualitativos, com preponderância para os últimos, relacionados com o processo de construção do conhecimento pelo aluno, relativamente aos conteúdos, informações e conceitos próprios de cada disciplina do curso.

O Sistema de Avaliação e do Aproveitamento escolar, regulamentado pela Congregação, respeita, assim, os seguintes parâmetros:

  • I – O critério de avaliação é uniforme na mesma disciplina para todas as turmas, cabendo ao coordenador do curso a responsabilidade da supervisão e controle;
  • II – A verificação do aproveitamento escolar do aluno em cada disciplina é realizada através de trabalhos acadêmicos, seminários e provas;
  • III – A cada verificação de aproveitamento é atribuído um grau de avaliação;
  • IV – É obrigatória a freqüência em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) de atividades programadas para cada disciplina do conteúdo desenvolvido na matéria;
  • V – A Prática Contábil (I e II), o trabalho de conclusão de curso (na modalidade de artigo) e os projetos de pesquisas são avaliados dentro dos critérios estabelecidos e regulamentados pelo Colegiado de Curso.

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