Administração

Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Modalidade: Bacharelado
Formação: Bacharel em Administração
Nº. de Vagas anuais: 100
Turno de funcionamento: Noturno
Tempo de duração: 4 anos (8 períodos)
Regime de matrícula: Semestral
Ato Regulatório: Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 267, de 03 de abril de 2017
Carga horária total: 3.780 horas
Limite mínimo de integralização: 8 semestres
Limite máximo de integralização: 12 semestres
Mensalidade: R$ 541,00*

*Valor com desconto para pagamento até o dia 15 do mês seguinte.

 

COORDENADOR DO CURSO

Prof. Paulo Victor Antônio Chaves

Formação: Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP/FACIHUS (2009). Especialização em Gestão Empresarial (2012). Mestrando em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2019).

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386462H5

 

GRADE CURRICULAR

 

DOCENTES DO CURSO

Docente Titulação Curriculum Lattes
Alessandra Vieira C. Marques Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481117J5
Andrea Aparecida Fernandes Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368721P9
Cássio Raimundo Valdisser Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256456P6
Célio Antônio A. dos Santos Especialista http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8672225E4
Douglas Dias Braz Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402959Z5
João da Silva Mafra Mestrando http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268665Z9
José Tarocco Filho Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4490233D0
Livia Carolina Machado Melo Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499891T7
Luciano Limirio de Carvalho Especialista http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746041P9
Kênia Mendonça Diniz Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203008P6
Marcos Roberto Francisco Alves Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746324Z3
Maria Zizi Martins Mendonça Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8752421Z0
Marilda Sena Pereira Zuza Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251374P1
Mário Roberto Filho Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267263Z0
Mayara Abadia D. dos Anjos Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448055Y5
Norival Carvalho Cunha Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265602Y8
Paulo Victor Antônio Chaves Mestrando http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386462H5
Rodrigo Guilherme Thomaz Mestre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4671517J6
Roselaine das Chagas Doutora http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717982A1
Tânia Nunes Davi Doutora http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765645A0


SOBRE O CURSO

Mercado de Trabalho

O Bacharel em Administração poderá atuar em:

  • Empresas Privadas de Capital Nacional e Multinacionais, de Economia Mista e Públicas;
  • Autarquias e Fundações;
  • Administração de Cidades;
  • Finanças;
  • Relações Humanas;
  • Vendas e Marketing;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Negócios;
  • Hotelaria;
  • Cooperativas;
  • Bancos;
  • Setor de Agronegócio;
  • Comércio em Geral.

Formas de acesso ao Curso:

  • Processo Seletivo de regime semestral;
  • Vestibular Agendado;
  • Transferência externa;
  • Portador de Diploma de Graduação;
  • Nota do ENEM para vagas remanescentes;
  • PROUNI / FIES.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As formas de avaliação são normatizadas pelo Regimento Interno da Instituição:

 CAPÍTULO VI

DA AVALIAÇÃO E DO DESEMPENHO ESCOLAR

 Art. 106. Para ser aprovado, o aluno, além de satisfazer às demais exigências legais e regimentais, deverá se submeter às avaliações nas épocas devidas.

Art. 107. O desempenho escolar é aferido, através de acompanhamento contínuo dos alunos e dos resultados por ele obtidos nas avaliações e trabalhos escolares.

  • 1º Compete ao professor da disciplina realizar as avaliações escolares sob a forma que estabelecer, respeitando os termos em estudo, bem como efetivar a avaliação nos termos da regulamentação interna.
  • 2º As avaliações escolares, no mínimo de duas (2) por semestre letivo, serão realizadas em datas fixadas em calendário escolar;

Art. 108. À verificação de aproveitamento será atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, que deverá ser transcrita até a primeira decimal sem arredondamento.

Parágrafo único: Atribuir-se á nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se às avaliações nas datas fixadas, bem como ao que nelas se utilizar de meios fraudulentos.

Art. 109. Ao aluno que deixar de comparecer à verificação de desempenho escolar, por motivo justo, na data fixada, pode ser concedida prova substitutiva, mediante requerimento, respeitando-se as datas previstas no Calendário Escolar.

  • 1º As avaliações substitutivas serão cobradas à parte conforme regulamento financeiro da Faculdade FACIHUS.
  • 2º Fica vedada a concessão de prova substitutiva para substituição de nota.
  • 3º A avaliação substitutiva aplica-se a provas realizadas na Faculdade FACIHUS, aos sábados, não se aplicando a trabalhos a serem efetuados.

Art. 110. Será aprovado o aluno que tiver média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e será reprovado o aluno que tiver média inferior.

Art. 111. O aluno que obtiver média inferior a 60 (sessenta) pontos e, igual ou superior a 40 (quarenta) pontos, nas provas e trabalhos do período letivo, poderá se submeter a uma prova final.

Parágrafo único: Nesta prova final o aluno para ser aprovado na disciplina deverá obter a quantidade de 60 (sessenta) pontos.  Não sendo aprovado na prova final, considerar-se-á a média maior.

Art. 112. O aluno tem o direito de solicitar a revisão de provas no prazo máximo de 48 horas da divulgação do resultado pelo professor.

Art. 113. Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos demonstrados por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas legais do sistema de ensino.

Art. 114. Caso o aluno venha a abandonar o curso, será permitida a sua reintegração, mediante a aprovação da Diretoria, seguida do pagamento das matrículas e mensalidades pendentes.

Art. 115. O percentual de frequência mínima às aulas e demais atividades escolares é de 75% (setenta e cinco) por cento, e se obtiver, em cada matéria, média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos nos trabalhos e provas do período letivo, o aluno será aprovado. Diferente disso, será reprovado.

Art. 116. A frequência dos alunos às aulas e demais atividades é obrigatória, sendo vedado o abono de faltas, e esta será apurada através de Diário de Classe disponibilizado on-line pela Secretaria Geral, no início do período letivo.

  • 1º – Independentemente dos demais resultados obtidos, será considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% das aulas e demais atividades.

Art. 117. A verificação e registro de frequência é obrigação e responsabilidade do professor, e seu controle, da Secretaria Geral.

 

ESTÁGIO / TCC

Estágio Curricular Supervisionado    

O estágio curricular supervisionado deve consolidar, no mínimo, os seguintes objetivos:

  1. proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societários;
  2. complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;
  3. atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, e funcionamento das organizações e da comunidade;
  4. facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
  5. incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas;
  6. atuar como instrumento de iniciação científica a pesquisa e ensino; e
  7. promover a integração da IES/Curso-Empresa-Comunidade.

O Estágio Supervisionado do Curso de Administração é realizado no 6º e 7º períodos da grade curricular, devendo, no entanto, observar as normas específicas elaboradas e aprovadas pelo Colegiado do Curso e dispostas no Manual de Estágio Supervisionado do Curso de Administração.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é definido como um tipo de atividade acadêmica orientada que desenvolve de modo sistemático um tema específico, não necessariamente inédito, registrado por escrito ou por meio de diferentes linguagens de modo a revelar a revisão bibliográfica, reflexão, interpretação e rigor técnico-científico e artístico, quando couber.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos:

  1. a) estimular a capacidade investigativa e produtiva do graduando; e
  2. b) contribuir para a formação básica, profissional, científica, artística e sociopolítica do graduando.

O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido considerando-se a natureza e especificidade da área de conhecimento do curso e será realizado no 8º período da grade curricular, devendo, no entanto, observar as normas específicas elaboradas e aprovadas pelo Colegiado do Curso e dispostas no Manual de Trabalho de Curso.

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Estão presentes no curso e são aquelas que contribuem para a formação complementar profissional e cidadã do aluno, dada a sua flexibilidade e variedade de formas de oferta. São consideradas atividades complementares:

  • Participação nos projetos de Iniciação Científica;
  • Projetos de Extensão;
  • Monitorias;
  • Participação em eventos de caráter científico, cultural/profissional, desportivo;
  • Congressos, Seminários, Workshops, oficinas, palestras, feiras, visitas/viagens técnicas e orientadas;
  • Cursos de língua estrangeira;
  • Trabalhos voluntários etc., e outros de acordo com o Regulamento de Atividades Complementares.

 

Informações atualizadas em 07/03/2018